São Paulo, quarta-feira, 03 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

música

Aretha Franklin retoma shows nos EUA após ter perdido 40 kg

Cantora ficou afastada dos palcos devido a cirurgia para tratar suposto câncer no pâncreas

Com a Comeback Tour, ela promove o lançamento de seu novo disco, com clássicos como "Sweet Sixteen"

FRANCISCO QUINTEIRO PIRES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

Após seis meses afastada dos palcos, Aretha Franklin retoma seu reinado com Comeback Tour. Aos 69 anos, está 40 kg mais magra. Antes da cirurgia para tratar um suposto câncer no pâncreas, a rainha da soul music havia ultrapassado os 113 kg e, assim, comprometido a sua agenda.
Na atual turnê, ela interpreta "How Long I've Been Waiting", uma das 11 composições do seu disco novo, "A Woman Falling Out of Love" (Aretha's Records), à venda somente no Walmart.
Lançado oito anos depois de "So Damn Happy", o álbum traz clássicos como "Sweet Sixteen", de B.B. King, e o hino gospel "His Eyes Is on the Sparrow".
Interpretada na posse presidencial de Barack Obama em 2009, "My Country 'Tis of Thee" é a faixa-bônus.
O CD gerou polêmica. Parceiro antigo, o compositor Norman West processou a cantora por falta de pagamento de direitos autorais. Aretha não comentou.

CINEBIOGRAFIA
A aversão à publicidade e a comida são as suas maiores obsessões. Na autobiografia "Aretha: From These Roots" (1999, sem tradução), ela cita com frequência memórias baseadas em pratos que experimentou.
O livro retrata Aretha como "ingênua, frágil e apaixonável". Ele será a fonte do filme sobre a sua carreira, durante a qual ganhou 18 Grammy, vendeu mais de 75 milhões de discos e foi a primeira mulher indicada ao Rock and Roll Hall of Fame.
Tudo começou há mais de 50 anos, quando assinou um contrato com a Columbia Records, em Nova York, onde permaneceu de 1960 a 1967. Recém-lançada, "Take a Look, Aretha Franklin Complete on Columbia" (US$ 130), caixa de 11 CDs, reúne a discografia completa na primeira gravadora. Os discos mostram a formação de um gênio.
Suas glórias e seus infortúnios vão ser contados se a cinebiografia, com orçamento de US$ 60 milhões, superar um impasse. Aretha gostaria que Halle Berry fizesse o seu papel, mas a atriz não se considera a melhor escolha. Denzel Washington encarnaria o pai da cantora.
Embora seja uma estrela por conta da música secular, ela diz nunca ter saído da igreja. Em 1972, duas apresentações num templo de Los Angeles resultaram em "Amazing Grace", o disco gospel mais vendido da história. Um documentário da performance, filmada por Sydney Pollack, será lançado ainda neste ano.


Texto Anterior: Foco: Palco Giratório apresenta espetáculos inéditos em SP
Próximo Texto: Crítica/Show: Aretha mantém a majestade dos tempos de rainha do soul
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.