São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor referência em literatura sobre futebol

DA REPORTAGEM LOCAL

Alçado à condição de papa da literatura pop com "Alta Fidelidade", de 1995, o inglês Nick Hornby estreou em papel com "Febre de Bola" (1992) -cujo título em inglês, "Fever Pitch", é o mesmo do filme "Amor em Jogo".
O livro é uma espécie de autobiografia de Hornby enquanto torcedor do Arsenal, de Londres, entrelaçando fatos de sua vida com os jogos mais importantes desde os seus 11 anos. Ali já estão o humor e a honestidade que são característicos ao autor, além da construção de personagens masculinos bem-intencionados, mas com vocação para o fracasso. Ele é referência em literatura de futebol e chegou a editar uma antologia com textos sobre o tema.
Mesmo sendo apenas levemente inspirada, a adaptação dos irmãos Farrelly contou com o aval de Hornby, que está nos créditos como produtor-executivo. Carreira bem gerida, o inglês sempre dá um jeito de participar das adaptações de suas obras para o cinema.
Roteirista de "Alta Fidelidade" (2000), de Stephen Frears, e "Um Grande Garoto" (2002), de Chris e Paul Weitz, ele chegou a fazer uma ponta na primeira adaptação de "Febre de Bola", em 1997, dirigida por David Evans. (MDA)

Texto Anterior: "Amor em Jogo"/Crítica: Beisebol e namoro dividem o campo
Próximo Texto: Artes visuais: Mostra dupla retrata poder e escravidão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.