São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bienal de SP aquece exposições em galerias

Seis espaços sediam, a partir de hoje e de amanhã, individuais e coletivas

Mira Schendel, Janaina Tschäpe, Nuno Ramos, Rosângela Rennó e Jac Leirner são alguns dos artistas expostos na cidade

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Aproveitando a efervescência das artes plásticas no começo deste mês, em razão da abertura da 27ª Bienal de São Paulo -nesta quinta para convidados-, as galerias paulistanas apresentam uma série de exposições com muitos de seus melhores artistas.
Os seletos visitantes internacionais que vêm visitar a Bienal -curadores, críticos de arte, diretores de museus, artistas- podem visitar instituições públicas e, de quebra, conhecer artistas nacionais do "elenco" das galerias.
Uma das formas encontradas para melhor apresentar os artistas é contratar um curador, que faz um corte nos nomes representados pela galeria e exibe uma mostra que evita a dispersão de coletivas e que busca, em tese, criar diálogos entre as obras. A Luisa Strina e a Marília Razuk fizeram tal opção.
Na Luisa Strina, Carolina Grau selecionou em "Contrabando" obras de Marepe, Fernanda Gomes e Tonico Lemos Auad, entre outros.
Já na Marília Razuk, Cauê Alves -um dos curadores da mostra "MAM na Oca"- selecionou para "Singular e Plural" obras de Cabelo, Débora Bolsoni, Ester Grinspum, José Resende, Roberto Bethônico e Rodrigo Andrade, entre outros.
Nomes de maior projeção também ganharam individuais. Janaina Tschäpe e Nuno Ramos exibem novas obras na Fortes Vilaça; Rosângela Rennó expõe na Vermelho; Jac Leirner é atração da Baró Cruz.
Artistas históricos também podem ser vistos. Mira Schendel (1919-1988) tem aberta amanhã mostra com cerca de cem obras na Millan Antonio.


Texto Anterior: Crítica/música: Drexler retorna sem grandes arroubos
Próximo Texto: Masp ensina o modernismo brasileiro segundo seu acervo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.