São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editor faz livro artesanal com tecnologia digital

Leticia Moreira/Folha Imagem
Vanderley Mendonça, que produz obras sob encomenda

DA REPORTAGEM LOCAL

O editor Vanderley Mendonça, criador do selo Demônio Negro, ilustra bem as possibilidades do novo modelo de impressão digital. "A gente chama de "on demand", é uma mescla entre artesanal e os sistemas de impressão modernos", diz.
Ele acaba de lançar uma edição de "O Guesa", de Sousândrade (1833-1902), em parceria com a editora Annablume. Os caracteres e a diagramação das páginas são semelhantes à composição tipográfica utilizada no século 19. Mendonça acrescenta uma capa dura com tecido alemão impresso em prensa de tipos móveis.
"Somos da área de tecnologia gráfica, usamos recursos que permitem que nosso tipo de publicação não fique igual a dos outros. O miolo é todo digital, o que permite usar uma gama de papel muito grande. Usamos essas possibilidades e damos um acabamento mais artístico e menos convencional."
Além disso, existe a questão econômica. "Poesia não tem como fazer 10 mil, 5.000, 3.000 exemplares. A impressão "on demand" veio para isso", diz.
"As tecnologias novas barateiam, mas ainda não têm o nível de qualidade dos sistemas antigos", diz. "A impressão digital não é melhor que a off set. As tintas não resistem a certas intempéries. Mas as [impressoras] mais modernas encadernam e costuram. Já uma impressão tipográfica antiga dura 500 anos, mais do que o off set."
Para Mendonça, a impressão sob encomenda também permite a economia de papel, já que os estoques diminuem. "No Canadá e na Alemanha, economizar papel é uma política social. A questão ecológica é muito importante. E os alemães, como criadores das artes gráficas modernas, usam um acabamento mais sofisticado". "No Canadá não existe mais o sistema convencional", afirma.
O selo Demônio Negro ainda pretende lançar "ReDuchamp", de Augusto de Campos, "99 Poemas", do catalão Joan Brossa, e "Pedra de Sol", de Octavio Paz. (MS)


Texto Anterior: E eu com isso?
Próximo Texto: Em 2010, Osesp focará Mahler e terá Freire
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.