São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2ManyDJs vai atrás da mistura perfeita

Divulgação
Os irmãos Dewaele, do 2ManyDJs, que se apresenta no Tim


LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Banda de rock "de dia" e dupla de DJs "à noite", os irmãos belgas Stephen e David Dewaele chegam ao Tim Festival para zoar o barraco. Donos do intenso Soulwax (a banda) e do divertido 2ManyDJs (DJs...), os Dewaele espremem o brasileiro Cansei de Ser Sexy na programação do palco Motomix desta sexta-feira e encerram o primeiro dia do festival fazendo festa como se fosse... 2004.
Algo moderno, a versão Soulwax traz na bagagem um recém-lançado CD, sua recém-iniciada megaturnê e aumenta o volume para entregar canções pop orientadas por guitarras. Supermoderno, o lado 2ManyDJs vem para sacudir a tenda madrugadeira com o som que deu fama à dupla: discotecagem animada que mistura duas músicas conhecidas de outros artistas e as transforma em uma praticamente nova, o chamado "bootleg", fenômeno musical da geração internet.
"Seja com o Soulwax ou com o 2ManyDJs, o importante é fazer as pessoas dançarem", disse à Folha, da Bélgica, por telefone, Stephen. "E isso é sempre mais fácil com o 2ManyDJs, porque é só botar para tocar música boa de artistas bons e conhecidos. Com o Soulwax você precisa sempre se superar, porque não são todos que conhecem sua música."
A "aventura" 2ManyDJs nasceu em Londres, em 2000, depois que o Soulwax lançou seu segundo álbum, o aclamado "Much Against Everyone's Advice". E o que era para ser um projeto paralelo, apenas diversão, pegou muito mais fama que a banda, a então atividade principal. "Quando estávamos excursionando com o álbum anterior do Soulwax, a gente ficava entediado depois dos shows, sem ter o que fazer, a não ser ir a lugares onde DJs tocavam house music. Queríamos algo mais do que aquilo", conta Stephen.
"Aí eu e o baterista do Soulwax à época montamos o Macgregor & MacGregor, para fazermos nossas próprias festinhas e tocar a música que gostávamos. Mas o baterista se casou e foi morar em Nova York. Chamei meu irmão para substituí-lo, porque àquela altura já tinha uma programação de shows para cumprir. No fundo, não queríamos ser DJs. Era só um jeito de acabar bem a noite. Nunca imaginamos que isso iria nos levar a tocar no Japão e no Brasil."
Os Dewaele e seu 2ManyDJs são considerados o "sangue novo" que nos últimos anos deu uma motivação diferente à cultura dos DJs, trazendo o público de rock para o ambiente da música eletrônica, que neste século assiste a um esvaziamento constante.
Misturas quebra-espinhas de Nirvana com soul music, White Stripes com electro e Eminem com tecno é o que sai dos pick-ups do duo, que foi um dos destaques do Tim Festival de 2003.
"Na verdade não há nada de novo no que o 2ManyDJs faz. O hip hop sempre fez "bootlegs", com Grandmaster Flash, Afrika Bambaataa e muitos outros. A gente só resgatou um pouco essa mistura para o mundo dos superstar DJs, incluindo rock, disco, música francesa brega. Roubamos a idéia do hip hop, atualizamos e virou coisa nova", afirma Stephen, que deve tocar uma música do Sepultura na discotecagem do Tim.
"Os caras do Sepultura ficaram de nos mostrar algumas canções. E acabamos de fazer uma mixagem ótima de Miss Kittin com Kraftwerk. Quais as músicas que usamos? Na hora vocês verão."


Texto Anterior: Estrutura de festival encarece ingressos
Próximo Texto: 28ª Mostra: Clássico ganha som eletrônico ao vivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.