São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Expansão de cinema esbarra em orçamento

Para cumprir promessa de campanha, Dilma terá que entregar 3 salas por dia até 2014

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) terá de entregar 3,4 cinemas por dia até o fim do mandato, em 2014, para cumprir uma promessa feita em campanha.
A petista afirmou, durante a disputa eleitoral, que teria o "compromisso" de levar uma sala de cinema para cada município brasileiro que não tenha esse tipo de equipamento cultural.
Só que das 5.565 cidades brasileiras, apenas 508 contam com cinema, segundo dados de 2009 do IBGE.
"Eu sou da época que tinha cinema em cada município ou em muitos municípios. Cidades pequenas tinham uma sala de cinema e todo mundo ia ao cinema", disse Dilma, em visita à Bienal de São Paulo, no início de outubro.
"Hoje, nós não temos isso. Então meu compromisso é levar uma sala de cinema para cada município brasileiro", completou.
Questionada pela reportagem, a assessoria de Dilma Rousseff informou que a candidata "reafirma a sua intenção de criar uma sala de cinema em cada município brasileiro onde não houver uma".
"Ela fará isso utilizando o orçamento destinado à Cultura, de acordo com o que está previsto no OGU [Orçamento Geral da União] para 2011 e sempre em convênio com as prefeituras locais", informou a assessoria, em nota à Folha.
A promessa de Dilma, no entanto, deve esbarrar na questão orçamentária.
O programa Cinema Perto de Você prevê R$ 500 milhões em linhas de crédito e de investimento.
O valor corresponde a aproximadamente 30% do orçamento do Ministério da Cultura, que no ano que vem deverá ficar próximo de R$ 1,6 bilhão.
O dado mais recente, de 2009, mostra que apenas 9,1% dos municípios têm cinema. A maioria das salas de cinema do país está concentrada nas capitais, principalmente na região Sudeste.
Cerca de 1/3 das salas estão no Estado de São Paulo, que soma hoje 722 locais de projeção.
Acre e Roraima, por outro lado, contavam com apenas duas salas cada um (dados de 2007).

MENOS OUSADO
O próprio governo Lula estabeleceu meta muito menos ousada do que a assumida pela petista.
Em junho deste ano, o presidente Lula lançou o programa Cinema Perto de Você, com o objetivo de estimular a abertura de 600 salas de exibição em todo o país no período de quatro anos.
O programa tem foco voltado para cidades do Norte e do Nordeste, além de áreas de maior concentração de consumidores da classe C.
De junho para cá, o Cinema Perto de Você foi responsável pela abertura de somente um complexo com seis salas, em um bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.
Antes desse programa, a gestão Lula havia apoiado a abertura de 821 cineclubes, dando prioridade a bairros e cidades que não contavam com cinemas.


Texto Anterior: Candidatos a ministro da cultura
Próximo Texto: Crítica/Erudito: Fabio Zanon e Osesp brilham em obras de Hime e Ayres
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.