São Paulo, segunda, 3 de novembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BH tem censo cultural

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
em Belo Horizonte

Belo Horizonte já tem o seu "1º Guia Cultural", que reúne dados do censo cultural realizado na capital mineira de julho a setembro do ano passado. Ao todo, foram 11 mil questionários respondidos pelos produtores culturais da cidade.
Segundo os organizadores, Belo Horizonte é a primeira capital a ter sua produção cultural recenseada. O censo de Salvador já foi iniciado, mas ainda está na fase de coleta de dados.
Na capital mineira o censo foi realizado pela Fundação João Pinheiro e complementa o Censo Cultural de Minas Gerais. O guia é o primeiro resultado prático desse levantamento e também um documento do panorama cultural da cidade no ano de seu centenário.
Segundo a coordenadora do guia, Sylvana Pessoa, a publicação reúne todos os 11 mil produtores e prestadores de serviços da área cultural que responderam os questionários em Belo Horizonte.

Polivalentes
No guia, é possível se encontrar desde um profissional especializado em afinar pianos até um adestrador de animais selvagens.
"Há muitos profissionais polivalentes no meio cultural. No questionário, vimos uma variedade enorme de atividades que as pessoas da área da cultura assumem", disse a coordenadora.
Por meio do censo, Belo Horizonte confirma sua vocação de celeiro de músicos. Os conjuntos musicais estão em maior número que todas as outras manifestações artísticas.
Ao todo, são 256 conjuntos de diversos estilos, todos juridicamente constituídos ou com, no mínimo, três anos de atuação.
Serviço
Para suas apresentações, os artistas contam com 28 teatros, 99 espaços para espetáculos, incluindo boates de strip-tease, 16 estádios e ginásios poliesportivos e 64 áreas públicas para atividades culturais.
O guia traz ainda a relação de todos os bens imóveis da capital mineira tombados pelos órgãos oficiais de âmbito federal, estadual e municipal.
As instituições, grupos, espaços e profissionais citados no guia são acompanhadas de endereço, telefone e informações importantes, como capacidade de público, área de atuação e horário de funcionamento.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.