São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA

A publicação, que completa dez anos, vem com mudanças no ranking de restaurantes

Novo "Guia Josimar Melo" é lançado hoje

DA REDAÇÃO

Com muitas e saborosas mudanças é lançada hoje a edição 2002 do "Guia Josimar Melo - São Paulo". Para seus dez anos, o livro se apresenta com importantes alterações no universo gastronômico de São Paulo em relação ao ano passado: três restaurantes foram promovidos a duas estrelas, diminuiu o número dos que contavam com a cotação máxima e, para deleite dos gourmets, teve aumento considerável a quantidade de estabelecimentos avaliados.
Agora são 16 os restaurantes classificados com duas estrelas, os que, para o crítico gastronômico e colunista da Folha, podem ser chamados de elite, já que representam apenas 2% do total deste novo guia.
Na edição, os japoneses Jun Sakamoto e Kinoshita e o D.O.M., de cozinha brasileira, ganharam as duas estrelas. Já a "elite da elite", os restaurantes com cotação três estrelas, diminuiu com o fechamento do francês Laurent. Agora, somente Vecchio Torino, Café Antiqüe, Antiquarius, Fasano, Le Coq Hardy, Massimo e Roanne detêm a cotação máxima -que representa qualidade excelente de seus pratos.
O guia deste ano avaliou 658 restaurantes (contra 630 da edição 2001), dos quais 61 são novos; 63, bares e cafés; e 240, lojas para gourmets.
Para Melo, há uma década, quando apenas dois restaurantes contavam com três estrelas (Massimo e Fasano), as qualidades de comida, ambiente e serviço dos restaurantes da cidade estavam bem abaixo do que se vê hoje.
"Dez anos atrás, o Brasil e seus restaurantes mal haviam despertado para o reconhecimento da gastronomia como parte da palheta cultural do país. Hoje essa noção está mais desenvolvida em todo mundo -tanto nos restaurantes quanto no público, que neste aspecto está mais informado e é capaz de exigir mais dos restaurantes", diz.
A preocupação dos chefs com a cultura gastronômica também melhorou, segundo Melo. "Nesse período, vem se consolidando uma geração de bons chefs brasileiros, pessoas cultas e preocupadas com a formação profissional, coisa que no passado quase só encontrávamos nos chefs estrangeiros", afirma.
Josimar Melo brinca com as "consequências" desta década de existência do guia: "Terminei engordando dez quilos... Um por ano, até que não foi tão mau".


"GUIA JOSIMAR MELO - SÃO PAULO" - edição 2002 do guia gastronômico. Autor: Josimar Melo. Editora: DBA. Quanto: R$ 18,50 (272 págs.). Lançamento: hoje, das 19h às 23h. Onde: salão Versailles do hotel Sofitel (r. Sena Madureira, 1.355, São Paulo, tel. 0/xx/ 11/5574-1100).



Texto Anterior: Crítica: Ponte entre gerações enriquece CD
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Santinhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.