São Paulo, terça-feira, 03 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraná faz campanha inédita

DA REPORTAGEM LOCAL

Em outra frente de combate, a ABPD tem incrementado ações antipirataria a partir do Paraná, numa inédita ação conjunta com o governo daquele Estado.
"O Paraná tem um papel fundamental no combate à pirataria, porque grande parte dos CDs falsificados vêm do Paraguai pela fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu", explica o diretor-geral da ABPD, Márcio Gonçalves. Ele diz que o porto de Paranaguá é importante ponto de chegada de CDs virgens ao país, para posterior fabricação ilegal.
O norte do Paraná seria ainda, segundo ele, um dos principais pólos de fabricação e distribuição de CDs piratas no país. "Em 98, a Polícia Federal fechou uma fábrica no local, que até hoje responde processo por pirataria, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, evasão de divisas e contrabando", diz.
A operação Sigla, oficializada no mês passado pelo governador Jaime Lerner, prevê ações conjuntas da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Receita Federal, Receita Estadual, Instituto de Criminalística, Ibama e polícias rodoviárias.
Estima-se que hoje os piratas consumam 53% do mercado de música. O Brasil é o terceiro país do mundo no ranking de pirataria. (PAS)


Texto Anterior: Gravadoras já cobram promessas de Lula
Próximo Texto: Novodisc fala
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.