UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 27 longas e documentários, mostra reúne amálgama de produções que estiveram em cartaz em 2003

Retrospectiva expõe safra recente de filmes nacionais

DA REDAÇÃO

O ano de 2003 foi feliz para a produção cinematográfica brasileira, tanto em termos quantitativos (vide as expressivas bilheterias de "Carandiru", "Deus É Brasileiro", "Lisbela e o Prisioneiro" e outros) quanto qualitativos (vale lembrar os elogiados "O Homem que Copiava", "Ônibus 174" e "Separações").
O espectador que quiser ver (ou rever) alguns dos principais títulos da produção nacional lançados comercialmente em São Paulo entre novembro de 2002 e outubro deste ano pode conferir a quarta edição da "Retrospectiva do Cinema Brasileiro 2002-2003", que acontece entre hoje e 11 de dezembro no Cinesesc.
A programação é composta por 27 filmes brasileiros de estilos, linguagens, temáticas e orçamentos distintos entre si.

Diversidade
A retrospectiva é uma boa chance, por exemplo, de o espectador assistir a "Rua 6, s/nš", de João Batista de Andrade, ou a "Vida e Obra de Ramiro Miguez", de Alvarina Souza Silva, dois filmes que ficaram pouco tempo em cartaz.
Na contramão, serão apresentados "blockbusters" como "Lisbela e o Prisioneiro", de Guel Arraes, e "Carandiru", de Hector Babenco.
Segundo Juliano Tosi, coordenador de programação do Cinesesc, "a idéia é fazer um apanhado o mais amplo possível". Tosi diz que o comportamento da platéia da mostra tende a repetir o resultado das bilheterias. "Em 2002, "Cidade de Deus", foi o mais visto. Neste ano, deve ser "Carandiru". Achamos que há filmes que deviam ser vistos por mais gente; por isso, tentamos reverter a tendência, escalando-os nos melhores horários e em duas sessões."


Colaborou a Reportagem Local

RETROSPECTIVA DO CINEMA BRASILEIRO 2002-2003. Quando: de hoje a 11/12. Onde: Cinesesc (r. Augusta, 2.075, SP, tel. 0/xx/11/3064-1668). Quanto: R$ 2. Pacote passaporte, com direito a entrada em todas as sessões, R$ 14. Inf.: www.sescsp.com.br/sesc.


Texto Anterior: Cinema: Ciclo celebra o divórcio entre som e imagem
Próximo Texto: Longa de Walter Salles sobre Che Guevara será exibido em Sundance
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.