São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote de discos traz "seleção jamaicana"

DA REDAÇÃO

Além do lançamento de um nome importante como Linton Kwesi Johnson, chega mais uma boa notícia para os amantes dos ritmos jamaicanos. Aterrissa agora, via gravadora Deckdisc, um pacote de cinco títulos com outros ícones da música da ilha caribenha, encabeçado por Mad Professor.
Gigante do dub que recentemente esteve no Brasil para recriar o primeiro disco do DJ Marcelinho da Lua, Mad Professor é responsável pelo pacote. Além de disco estrelado pelo próprio, ele comanda a mesa de som nos álbuns de Horace Andy, Lee "Scratch" Perry, Sly & Robbie e Pato Banton.
O fato de o DJ originário da Guiana estar no controle não é à toa. Todos os discos são originalmente do catálogo da gravadora de Professor, a Ariwa Sounds, que lançou 160 discos em mais de 20 anos e foi capital na promoção de ritmos jamaicanos nesse período.
"Dub Me Crazy" (1982), primeiro álbum de Mad Professor, tem importância por ter aberto caminho para as experimentações lotadas de ecos e efeitos criadas desde então e que fizeram a cabeça de artistas diversos, de Beastie Boys a Sade. Seu estilo atingiu o pico de visibilidade quando foi encarregado de recriar "Protection", o segundo disco do Massive Attack, em um resultado que muitos afirmam ter esquentado o original.
Também com serviços prestados ao grupo de Bristol, em três discos, Horace Andy é considerado lenda entre fãs de reggae, em carreira construída em Kingston, Jamaica, desde a década de 70. "Rise Up", deste ano, é o disco mais recente e, apesar de ter as mãos dub de Mad Professor na produção, consegue fazer a balança pender para o lado do reggae.
"Mystic Warrior" e "Mystic Warrior Dub" (ambos de 1989), aqui em um álbum só, não são vistos como o auge dos encontros constantes em disco entre Lee "Scratch" Perry e Mad Professor, mas valem pelo combate criativo entre mestre (Perry é tido como um dos inventores do dub) e pupilo.
Uma das cozinhas mais famosas do reggae, a dupla formada pelo baterista Sly Dunbar e pelo baixista Robbie Shakespeare se encontra com Professor em "Dub Revolutionaries" (2004) que a malemolência predomina, aumentada pela participação do saxofonista Dean Fraser.
Por fim, Mad Professor captura o som do cantor inglês Pato Banton, que há alguns anos ensaiou uma carreira de novo Jimmy Cliff com suas constantes turnês no Brasil. (SOS)


PACOTE ARIWA SOUNDS. Gravadora: Deckdisc. Quanto: R$ 30, em média


Texto Anterior: Música: Poeta do reggae celebra carreira de ativismo
Próximo Texto: Ilustrada: Morre, aos 94 anos, a bailarina Alicia Markova
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.