São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Filme mostra ascensão e queda do Clash

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Poucas bandas tiveram a urgência e o impacto duradouro do Clash, como mostra o documentário "The Clash - Conquistando o Mundo", que o canal pago VH1 exibe hoje.
Dirigido pelo amigo da banda Don Letts -jornalista e DJ rasta do Roxy, primeiro clube punk de Londres-, o filme mostra como os três garotos (Joe Strummer, Mick Jones e Paul Simonon) fãs de Stones, Cream e Hendrix se tornaram ícones punks e, depois, levaram o ritmo adiante acrescentando-lhe dub, reggae, ritmos latinos.
Inúmeras boas histórias são rememoradas, como a gênese da canção "White Riot" (a partir de um tumulto no carnaval jamaicano de Notting Hill), a origem da célebre foto de Pennie Smith com Simonon estraçalhando seu baixo e a atribulada visita à Jamaica, quando tiveram que fugir de um estúdio para não levar bala.
O documentário também destaca o clássico "London Calling" (1979), em que a banda abriu seu som de modo definitivo porque, como explica Jones, "o punk estava ficando cada vez mais estreito e nós decidimos que poderíamos fazer qualquer tipo de música". Além dos depoimentos, há inúmeras cenas da banda, incluindo vários shows e pedradas como "Complete Control", "Capital Radio", "London's Burning" e "Clampdown".


THE CLASH
Quando:
hoje, às 23h
Onde: VH1


Texto Anterior: Tom ingênuo marca HQ pioneira
Próximo Texto: Crítica: Walter Lima Jr. torna possível ver o invisível
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.