São Paulo, quarta-feira, 04 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Academia de Gênios
Record, 14h.   

(Real Genius). EUA, 1985, 104 min. Direção: Martha Coolidge. Com Val Kilmer, William Atherton, Michelle Meyrink. Jovem gênio (Kilmer) é convidado a entrar para escola especial, ou seja, de gênios. Logo, descobre que a turma de QI alto é explorada pelo seu mentor (Atherton). Curioso ver Kilmer ainda ganhando pêlos no rosto e na carreira.

Um Príncipe em Nova York
Globo, 15h40.    

(Coming to America). EUA, 1988, 117 min. Direção: John Landis. Com Eddie Murphy, Arsenio Hall, James Earl Jones, Madge Sinclair. Em busca de uma noiva, príncipe africano (Murphy) resolve desembarcar em Nova York. A moça escolhida precisa amá-lo sem saber de sua nobreza. Para variar, Landis fazendo arte com crítica de costumes, em imagens e piadas fabulosas.

João e o Pé de Feijão
SBT, 22h30.   

(Jack and the Beanstalk - The Real Story). EUA, 2001, 174 min. Direção: Brian Henson. Com Mathew Modine, Vanessa Redgrave, Mia Sara, Daryl Hannah, Jon Voight. A fábula aqui é adaptada, tomando como personagem principal Jack Robinson, um homem de negócios de meia-idade, que está construindo um cassino, quando se vê em face da clássica história e de graves decorrências em sua vida pessoal. Uma leitura mais interessante para o horário, e que o título original trata de chamar de "verdadeira história".

Intercine
Globo, 0h15.

O espectador tem a chance de escolher hoje entre "Céu de Outubro" (1999, de Joe Johnston, com Chris Cooper, Laura Dern) e "O Feitiço Virou contra o Feiticeiro" (1998, de Steven Schachter, com Rebecca DeMornay, William H. Macy).

Brazil, o Filme
Globo, 2h05.   

(Brazil). Inglaterra, 1985, 131 min. Direção: Terry Gilliam. Com Jonathan Pryce, Kim Greist, Robert De Niro, Katherine Helmond, Boa Hoskins. Burocrata do futuro (Pryce) vê-se às voltas com problema grave quando um inocente é confundido e preso no lugar de um terrorista. Para piorar a situação, sua amada é testemunha da troca e passa a ser perseguida e ameaçada de morte. O rococó típico do cinema de Gilliam, aqui levado às estrelas, o que não é de todo mal.

Braddock - O Supercomando
SBT, 3h.  

(Missing in Action). EUA, 1984, 101 min. Direção: Joseph Zito. Com Chuck Norris, M. Emmet Walsh, David Tress, Lenore Kasdorf. Após dez anos preso pelos vietnamitas, mesmo após a guerra ter acabado, o coronel Braddock consegue escapar. Mas voltará sozinho para salvar a pátria, como Rambo fazia, na mesma época, e no cinema. Perto desse, "Braddock" é apenas um fuzil sem pólvora. Exibido somente para a Grande São Paulo. (PSL)

TV PAGA

Mentes que não brilham

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O que há de tão assustador em "Scanners - Sua Mente Pode Destruir" (Telecine Cult, 22h)? A destruição que alguns homens promovem? Ou a mente deles, que é o instrumento utilizado para matar? Talvez este último, porque o mundo que fica escondido dentro da cabeça de alguém parece mais horripilante do que os feitos dessa mente, traduzidos em evidências palpáveis, imagens, mesmo as mais medonhas.
O que é triste, se pensarmos o que de belo pode sair dessas nossas cacholas. Algo que Cronenberg até enfatiza neste belo filme, ao celebrar o mistério mental, mas também nos lembrando que este item que nos diferencia dos irracionais faz o inferno na Terra. Algo que conhecemos nos massacres, queimadas, violência... Enfim, nossa mente pode criar e destruir.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: O PT sangra e o Vampiro chupa!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.