São Paulo, terça-feira, 04 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Montagem é inspirada em livro inacabado de Verne

DE SÃO PAULO

Colaboradora frequente na dramaturgia do Théâtre du Soleil, Hélène Cixous disse numa entrevista que a criadora da trupe, Ariane Mnouchkine, concentra esforços para manter aberta a porta da infância pela qual todo ator deve entrar.
O mais novo produto desse empenho é uma traquinagem mirim, a se fiar pelas resenhas entusiasmadas publicadas na imprensa francesa.
No enredo de "Les Naufragés du Fol Espoir" (os náufragos da louca esperança), ainda em cartaz em Paris, o subsolo de um restaurante é o cenário em que um elenco amador recrutado entre as bandejas do andar de cima brinca de recriar uma aventura marítima entre Inglaterra e Chile. Com direito a águas revoltas, tempestades e neve.
E tome ventilador em rotação máxima e sacolejo na saia das moças para fazer as intempéries críveis às câmeras do cineasta Jean LaPalette e de sua irmã Gabrielle, que registram tudo -menos o som. Afinal, estamos em 1914: no set improvisado, cartolinas informam os diálogos dos personagens mudos, enquanto lá fora o silêncio é de perplexidade com a iminência da guerra.
A fábula é baseada naquela narrada por Júlio Verne (1828-1905) em "Magellania", romance inacabado. O filho do escritor concluiu a narrativa e a lançou como "Os Sobreviventes do Jonathan". O original de Verne só veio à superfície nos anos 70.
A dramaturgia de "Naufragés" se construiu, como boa parte das obras recentes do Soleil, a partir de improvisações do elenco. "O grande privilégio que temos é o tempo: tempo do erro, do engano, de nos familiarizar com um mundo que vamos fazer nascer e não conhecemos", diz o ator Maurice Durozier.
A brincadeira não tem pressa, mas não é de todo ingênua: "O personagem que faço, Jean, é um idealista, faz o cinema passar por cima de tudo", afirma. (LN)


Texto Anterior: "O que me perturba é a repetição", afirma atriz
Próximo Texto: Depoimento: Juliana desde sempre foi a verdadeira Mãe do "Lavoura"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.