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Técnicas de degustação e safras de qualidade embebedam espectador
JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA
O vinho é o pano de fundo sobre
o qual se movimentam os personagens principais de "Sideways".
Para Miles (Paul Giamatti), o
mundo de Baco é uma espécie de
universo paralelo no qual mergulha para se afastar das mágoas de
sua tediosa vida de professor secundário, do seu recente divórcio
e de seus fracassos como escritor.
O vinho também motiva o convite que faz a um amigo: realizar
uma viagem percorrendo vinhedos e vinícolas de Santa Barbara,
condado que ocupa o extremo
meridional de uma enorme área
vinícola da Califórnia, a Costa
Central, uma longa faixa de terra
que beira o Pacífico entre as cidades de San Francisco, ao norte, e
Los Angeles, ao sul.
Menos famoso que os vales de
Napa ou Sonoma -berço da
maioria dos grandes vinhos norte-americanos-, o condado, porém, é lar de belos exemplares (especialmente de Chardonnay, Pinot Noir e Syrah), oriundos de casas como Byron, Au Bon Climat,
Cambria ou Sandford.
As andanças do quarteto pela
região vêm acompanhadas por
boas imagens, em que não faltam,
naturalmente, vinhedos, cenas da
colheita de uvas, de vinícolas (numa delas, a Firestone, o diretor
consegue até criar um ambiente
cálido e romântico na sala de barricas, uma das partes mais frias e
monótonas de uma adega) e de
restaurantes daqueles que dão
vontade de visitar, como o Los
Olivos Café, onde os quatro regam um jantar com uma boa coleção de tintos e brancos.
Há momentos dedicados a dar
dicas básicas em torno do como
apreciar um vinho, combinadas
com lances de humor. Num deles
Miles tenta ensinar a Jack o bê-á-bá da degustação de um vinho,
analisando (demoradamente) a
sua cor e descrevendo (longamente) o seu aroma, mas sem
muito sucesso, já que o amigo,
impaciente (e mais preocupado
com a farra do que com tecnicismos), acaba bebendo o vinho todo de uma tacada só, tipo caubói
(e, pior ainda, sem tirar da boca a
goma de mascar).
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