São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Sofia Coppola encontra o hip hop na TV paga

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

A hora é de Sofia Coppola. E de hip hop. Os dois se encontram em "Platinum", minissérie em seis capítulos que estréia amanhã no canal Multishow.
A oscarizada diretora e roteirista de "Encontros e Desencontros" é, ao lado do pai, Francis Ford, produtora do programa, que conta a história de dois irmãos donos de uma gravadora de hip hop, a Sweetback. Um deles, Jackson Rhames, é dedicado aos negócios e à mulher e filha. Um exemplo. Pense no oposto e você terá o outro, Grady.
Há ainda as subtramas: o principal rapper da gravadora, o esquentado Versis, está em decadência e tem um caso com a irmã menor de Jackson e Grady; um tubarão empresarial quer "engolir" a Sweetback, que anda mal das pernas; há a confusão criada quando os dois irmãos surrupiam o artista de maior sucesso de um selo rival...
"Platinum" desvia a violência para a comédia. No primeiro capítulo um jornalista será empurrado da sacada de um prédio e o diretor de um videoclipe levará um tiro. Nenhum dos dois morre: o primeiro cai numa lata de lixo; o segundo, é atingido "apenas" no traseiro.
Tudo é filmado em ritmo ágil, sem muito respiro, quase numa linguagem MTV -nesse ponto, não lembra em nada "Encontros e Desencontros".
"Platinum" e seus personagens negros já saem ganhando por levar o hip hop -o gênero pop que mais cresce, em ouvintes e em qualidade, no mundo hoje- ao universo branco da TV paga.
Sofia Coppola e hip hop. Época -como uma das atrizes da série apontou em recente entrevista- em que o maior rapper dos EUA é branco, e o maior astro do golfe dos EUA, negro.


PLATINUM.
Quando: às sextas, às 23h15, no canal Multishow.



Texto Anterior: Erudito: Osesp abre hoje temporada 2004
Próximo Texto: Contardo Calligaris: A arte do retrato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.