São Paulo, sexta-feira, 04 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES

Acervo será todo abrigado pela Estação Pinacoteca

Morre Paulina Nemirovsky, dona de expressiva coleção modernista

LUCIANA ARAUJO
DA REDAÇÃO

Morreu na última terça-feira, aos 81 anos, Paulina Pistrak Nemirovsky, dona de uma das mais importantes coleções de arte brasileira do país. Psicanalista, foi após a morte do marido, o médico e artista José Nemirovsky (1914-1987), que Paulina assumiu a Fundação José e Paulina Nemirovsky, que reúne cerca de 200 peças, algumas delas obras-primas do modernismo brasileiro.
Entre os destaques de seu acervo estão "Antropofagia" (1929), "Carnaval em Madureira" (1924) e "Distância" (1928), de Tarsila do Amaral, "Bordel" (1940) e "Mulheres na Janela" (1926), de Di Cavalcanti, "Madona Negra" (1935), de Cândido Portinari, entre obras destes artistas e de outros ícones como Lasar Segall e Lygia Clark.
"O acervo se destaca pela excelência. Nemirovsky extraiu a nata das obras da família", destaca Maria Alice Milliet, diretora-técnica da fundação e curadora da mostra "Mestres do Modernismo", em cartaz na Estação Pinacoteca. Nela estão expostas nove obras da coleção Nemirovsky. A décima, "Antropofagia", retorna neste mês. Ela está emprestada para a Fundação Miró, em Barcelona.
"Mestres do Modernismo" consolidou o comodato, por cinco anos renováveis, assinado entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e a Fundação Nemirovsky. O documento prevê que as obras sejam expostas em sistema de rodízio em mostras na Pinacoteca. E que, com a morte de Paulina, tanto a sede administrativa como todo o acervo da fundação sejam abrigados no segundo andar da Estação Pinacoteca. "É a expressão da vontade de Paulina. Um exemplo que deve ser seguido", acentua o diretor da Pinacoteca, Marcelo Araújo.
A data de transferência das peças para a Estação Pinacoteca ainda não está definida.


Texto Anterior: Cinema: Tata Amaral roda longa na periferia de SP
Próximo Texto: CDs - Ao vivo: DVD mostra trajetória do Los Hermanos sem maquiagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.