São Paulo, quarta-feira, 04 de março de 2009 |
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CONEXÃO POP Yeah Yeah Yeahs: disco do ano?
Banda nova-iorquina mostra dezenas de referências em novo CD; norte-americano Jon Spencer vem ao Brasil A internet mudou a forma como a cultura é distribuída, comercializada e consumida. Mas, em tão pouco tempo, ainda é difícil desnudar essa revolução. Há muitos se apoiando no senso comum. Qualquer coisa que Chris Anderson, editor da "Wired", diz, é seguida com reverência acrítica. Sua teoria da cauda longa, por exemplo, recebida como verdade anos atrás, não se aplica ao universo da música. Poucos artistas ainda abocanham a maior parte da grana no mundo digital. A mesma "Wired", na edição de março, traz artigo míope sobre como a indústria da música está sendo salva por games como "Rock Band" e "Guitar Hero". E cita, como exemplo, o "Guitar Hero: Aerosmith". O jogo teria ajudado a veterana banda a faturar mais do que em qualquer disco que já tenha lançado. (Informação não confirmada pela banda.) Será que o game ajudou o Aerosmith a faturar ou foi o Aerosmith quem empurrou as vendas do game? O Aerosmith lançou dezenas de álbuns dentro do esquemão da indústria da música, fez turnês enormes seguindo as regras da indústria da música. O dia em que a indústria de games criar e transformar uma banda em sucesso mundial, aí, sim, dará uma força à indústria da música. E o artigo ainda traz erros. Diz que a MTV Games, que produz o "Rock Band", está "boicotando" artistas da Warner. A "Billboard" foi atrás da história e informa que a Warner está negociando direitos com o game. Dá para achar no www.billboard.biz. thiago.ney@grupofolha.com.br Texto Anterior: Inscrições para editais estão abertas Próximo Texto: CD's Índice |
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