São Paulo, quarta-feira, 04 de março de 2009

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CONEXÃO POP

Yeah Yeah Yeahs: disco do ano?

Banda nova-iorquina mostra dezenas de referências em novo CD; norte-americano Jon Spencer vem ao Brasil

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

H Á BANDAS e artistas que sabem exatamente onde querem chegar -e por qual caminho. Veja o LCD Soundsystem. "We set controls for the heart of the sun", verso da fantástica faixa "All My Friends" (2007), é referência a "Set the Controls for the Heart of the Sun", música do segundo disco do Pink Floyd, "A Saucerful of Secrets" (1968). Pink Floyd no meio de uma faixa disco-punk. Não combina, parece, mas encaixa direitinho.
Uma dessas bandas é o Yeah Yeah Yeahs, que lança o terceiro álbum, "It's Blitz!". Esqueça a banda garageira do primeiro e segundo álbuns. Aqui, Karen O. mostra que é uma cantora de recursos, e Nick Zinner prova que manipula sintetizadores tão bem quanto guitarras.
"Heads Will Roll", com um sintetizador pesado, transita entre a tensão pós-punk e a celebração disco. "Zero" é o YYY namorando o pop; delicados toques pontuam a balada "Runaway". "Dragon Queen" poderia ter sido feita pelo neodisco Glass Candy. Já falei do YYY em colunas anteriores. Acho que vou falar mais.

 

A internet mudou a forma como a cultura é distribuída, comercializada e consumida. Mas, em tão pouco tempo, ainda é difícil desnudar essa revolução. Há muitos se apoiando no senso comum. Qualquer coisa que Chris Anderson, editor da "Wired", diz, é seguida com reverência acrítica. Sua teoria da cauda longa, por exemplo, recebida como verdade anos atrás, não se aplica ao universo da música. Poucos artistas ainda abocanham a maior parte da grana no mundo digital.
A mesma "Wired", na edição de março, traz artigo míope sobre como a indústria da música está sendo salva por games como "Rock Band" e "Guitar Hero". E cita, como exemplo, o "Guitar Hero: Aerosmith". O jogo teria ajudado a veterana banda a faturar mais do que em qualquer disco que já tenha lançado. (Informação não confirmada pela banda.) Será que o game ajudou o Aerosmith a faturar ou foi o Aerosmith quem empurrou as vendas do game?
O Aerosmith lançou dezenas de álbuns dentro do esquemão da indústria da música, fez turnês enormes seguindo as regras da indústria da música. O dia em que a indústria de games criar e transformar uma banda em sucesso mundial, aí, sim, dará uma força à indústria da música.
 

E o artigo ainda traz erros. Diz que a MTV Games, que produz o "Rock Band", está "boicotando" artistas da Warner. A "Billboard" foi atrás da história e informa que a Warner está negociando direitos com o game. Dá para achar no www.billboard.biz.
 
Desbravador do punk-blues-rock seguido depois por White Stripes, o norte-americano Jon Spencer retorna ao Brasil em abril, para shows no Abril pro Rock e em São Paulo (provavelmente, Studio SP). Spencer vem ao país sob o nome Heavy Trash, projeto dele e da Matt Verta-Ray (ex-Madder Rose)

thiago.ney@grupofolha.com.br


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