São Paulo, quarta-feira, 04 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Monumento para Cuba está entre novidades

DA SUCURSAL DO RIO

No ano de seu centenário, a ser completado em 15 de dezembro, Oscar Niemeyer trabalha firme. Os últimos projetos anunciados são para Cuba, de seu amigo Fidel Castro.
Ele desenhou um monumento anti-imperialista, que consiste num cubano de bandeira na mão enfrentando um monstro com a boca aberta. A escultura terá 9,5 toneladas.
Também há planos de um teatro, um museu e um centro multimídia, todos na capital, Havana. Outra possibilidade é a criação na cidade de uma sucursal da Fundação Niemeyer.
A sede da fundação tem inauguração prevista para este ano em Niterói. O governo federal entrou com R$ 10 milhões para viabilizar a construção. No Caminho Niemeyer, onde seus trabalhos vêm sendo instalados em Niterói desde os anos 90, deverá ser inaugurado, em 2008, o Centro Petrobras de Cinema. A catedral católica, um dos projetos preferidos de Niemeyer, continua no papel. Na área, há o Memorial Roberto Silveira, a praça Juscelino Kubitschek e, agora, o teatro.


Texto Anterior: Niemeyer abre teatro popular em Niterói
Próximo Texto: Cia. Auto-Retrato examina tempo e movimento em "Seis da Tarde"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.