São Paulo, sábado, 04 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas da Vila Madalena abrem ateliês ao público

Oitava edição do Arte da Vila acontece hoje e amanhã SILAS MARTÍ
DA REPORTAGEM LOCAL

Na hora do rush, uma mulher na estação Vila Madalena do metrô fotografa com o celular uma série de xilogravuras exibidas numa caixa de acrílico. Também parou para olhar os bordados à mostra. "Eu não sabia o que era o Estúdio 56, sempre passo em frente e hoje descobri o que fazem ali", conta Juliana Marques, 23, que trabalha num escritório do bairro.
Hoje e amanhã, quem passar pela Vila deve descobrir o que se faz não só no Estúdio 56, mas em outros 60 ateliês e estúdios desse bairro, conhecido pela concentração de artistas, na zona oeste de São Paulo. Na oitava edição do Arte da Vila, ateliês abrem as portas, das 10h às 19h, para exibir trabalhos de seus artistas. Muitos também realizam oficinas com os visitantes.
Além disso, uma miniexposição na estação do metrô, que fica em cartaz até o fim do mês, tem trabalhos dos principais artistas participantes, com pinturas, gravuras, peças de cerâmica, bordados e bonecos.
"A ideia é permitir que haja uma interação entre o público e o artista, o que não acontece numa exposição", diz Valfrido Lima, 57, organizador do evento. "Aqui o público conversa com o artista, vê o ambiente dele, pode beber na fonte."
Partindo da estação de metrô, vans gratuitas levarão visitantes às ruas com maior concentração de ateliês. Boa parte dos endereços fica no miolo da Vila, nas ruas Fidalga, Mourato Coelho, Fradique Coutinho e Aspicuelta. Há ainda um segundo núcleo, em torno da rua Alberto Seabra, perto do Alto de Pinheiros, com mais ateliês.
Novidade nesta edição, as casas participantes vão estender varais nas ruas, pendurando obras feitas lá dentro, numa espécie de vitrine ao ar livre. Alguns prometem jogos, como permitir que o público também faça desenhos para mostrar no varal ou trocar obras do varal de um ateliê pelas de outro.
Os organizadores do evento esperam um público de 10 mil para esta edição e comparam o Arte da Vila a projetos similares em Santa Teresa, no Rio, e Montmartre, em Paris, tradicionais redutos artísticos.


Texto Anterior: "Festa do branco" chega hoje ao Brasil
Próximo Texto: Ferreira e Sayad polarizam debate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.