São Paulo, domingo, 04 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comentário

Conflito no Pacífico foi mais brutal do que na Europa

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Realmente impressiona a caracterização de época da minissérie "The Pacific".
Não são apenas os detalhes de equipamento, uniformes, linguagem; a própria reconstituição dos combates é de tirar o fôlego, pela precisão.
A guerra no oceano Pacífico entre japoneses e Aliados foi infinitamente mais brutal do que aquilo que aconteceu na Europa, e a luta entre alemães nazistas e soviéticos não era caracterizada pelo respeito das leis da guerra e do bom tratamento dos prisioneiros.
Os japoneses simplesmente não se rendiam e desprezavam o inimigo que o fizesse. Preferiam o suicídio à "desonra" da rendição e tratavam como escravos ou executavam os prisioneiros aliados.
A minissérie é realista porque foi fiel às histórias de três veteranos fuzileiros navais americanos, dois deles autores de seminais livros de memórias, e outro ganhador da principal medalha americana por bravura, a "Medal of Honor", do Congresso.
Os três participaram das batalhas mais importantes e dramáticas do conflito, como Iwo Jima e Okinawa. O primeiro episódio mostra a invasão americana de Guadalcanal, a primeira contraofensiva aliada no Pacífico.

Cenas assustadoras
Os japoneses tentaram desalojar a cabeça de praia americana em vários ataques selvagens. Um deles, mostrado neste episódio, foi uma tentativa de flanquear a posição americana através da foz de um riacho no flanco direito americano, batizado pelos marines de "alligator creek".
Fotos da época, dos cadáveres japoneses, impressionam pela escala da mortandade; a reconstituição está assustadoramente perfeita.
Dado o pedigree dos produtores, entre eles Steven Spielberg, Gary Goetzman e Tom Hanks, previamente envolvidos em clássicos da filmografia de guerra, como "O Resgate do Soldado Ryan" (1998) e "Band of Brothers" (2001), esta minissérie promete.


Texto Anterior: Novela de guerra
Próximo Texto: Crítica: Convencional, minissérie se dá bem ao investir no realismo das batalhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.