São Paulo, segunda-feira, 04 de abril de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Satyros estreiam "Último Stand-Up" em Curitiba

ENVIADA ESPECIAL A CURITIBA

A ocupação dos Satyros em Curitiba não se resume à Conexão Roosevelt. O grupo estreou na mostra oficial "O Último Stand-Up", texto de Ivam Cabral dirigido por Fábio Mazzoni. A parceria inédita do grupo com Mazzoni resulta num trabalho ousado, que é pura poesia visual.
A criação partiu de base sólida e rumou para a abstração. Inspirado no poema "Pátroclo e o Destino", de Marguerite Yourcenar, em que a escritora belga atualiza o mito grego transpondo-o para uma guerra contemporânea, Cabral transforma Aquiles, Pátroclo e Pentesiléia em artistas de rua.
Deste modo, dá continuidade à pesquisa de seu grupo, iniciada em 2000, de levar ao palco o cotidiano de anônimos do centro de São Paulo.
Durante os ensaios, a dramaturgia foi suprimida da cena. Mazzoni optou por transformar texto em gestos coreografados e diálogos em atmosferas.
Desacelera o tempo e, através de uma luz penumbral, invoca uma nova realidade. "Gosto de explorar a ausência de luz. Cria uma atmosfera fantástica, faz com que a plateia habite outras dimensões", diz Mazzoni. (GM)


Texto Anterior: Crítica: Peça lança mão de jogo de inferências para tirar fôlego
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.