São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Fuga para a Montanha Enfeitiçada
SBT, 15h.
 
(Escape to Witch Mountain). EUA, 1994, 90 min. Direção: Peter Roder. Com Robert Vaughn, Elisabeth Moss, Erik von Detten. Irmãos gêmeos, separados ao nascer, reencontram-se nove anos depois, num orfanato, e descobrem também ter poderes mágicos. Poderes esses de que um ricaço ligado ao orfanato quer se aproveitar para encontrar metais preciosos. Convém não esperar demais.

O Pequeno Unicórnio
Globo, 15h55.
 
(The Little Unicorn). EUA, 1999, 92 min. Direção: Paul Matthews. Com Joe Penny, Britney Bomann, Byron Taylor, Emma Samms. Para desespero da pequena órfã Polly, sua égua de estimação morre após dar à luz. Mas boa surpresa: ela deu à luz um unicórnio. Também há problemas com as pessoas que desejam pôr as mãos no raro animal. Estritamente infantil. Inédito.

Premonição
SBT, 22h30.
 
(Final Destination). EUA, 2000, 95 min. Direção: James Wong. Com Devon Sawa, Ali Larter, Kerr Smith, Tony Todd. Premissa OK: adolescente tem premonições de fatos terríveis. Eles se confirmam. A angústia da morte conduziria o suspense adolescente, não fosse o FBI intervir.

Intercine
Globo, 1h25.

Novamente uma reprise -"Mutação" (1997, de Guillermo del Toro, com Mira Sorvino, Jeremy Northam)- concorre com um inédito, no caso "Alto Controle" (1999, de Mike Newell, com John Cusak, Billy Bob Thornton), na sessão interativa desta quarta-feira.

Pacto de Violência
SBT, 2h.
  
(No Exit). EUA, 1998. Direção: Michael e David DiCerto. Com Nick Sandow, Frank Zagarino, Michael Aparo, Yelba Osorio. Membro da Máfia italiana do Harlem (EUA) tortura e mata sujeito de gangue rival. Ele e um amigo se vêem, desde então, em posição bem delicada. Feito para TV e, segundo referências, respeitável.

O Dragão Chinês
Globo, 3h15.
   
(Fists of Fury/The Big Boss). Hong Kong, 1971, 103 min. Direção: Lo Wei. Com Bruce Lee, Maria Yi, James Tien, Yin-Chieh Han. Jovem vai trabalhar em fábrica de gelo e logo descobre que o local é, na verdade, um covil de bandidos. Como o jovem de que se trata aqui é Bruce Lee, a bandidagem enfrentará graves problemas. Um dos poucos filmes de Lee. O que mais conta é sua arte.

Tarzã Vai à Índia
SBT, 3h40.
  
(Tarzan Goes to India). Inglaterra, 1962, 86 min. Direção: John Guillermin. Com Jock Mahoney, Mark Dana, Leo Gordon, Feroz Khan. A construção de uma usina coloca em risco a vida de muitos elefantes. Tarzã, que estava lá em busca um marajá, luta pela vida da selva. (IA)

A morte a todos espreita

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Quem se acostumou a rir nos filmes de Nanni Moretti pode guardar o riso, e mesmo o sorriso, antes de começar a ver "O Quarto do Filho" (Cinemax, 23h45).
Não há nenhum humor na história do psicanalista cujo filho adolescente morre inesperadamente. A partir daí, aliás, acompanhamos as reações da família -o pai, sua mulher, sua filha- à tragédia.
E talvez o interessante no tratamento que Moretti dá ao caso é justamente a inexistência de tragédia. Não há vingança dos deuses. Não há erro dos homens. A morte é um fato da vida.
Acontece -antes ou depois, mas acontece a todos. É justamente essa sensação de inexplicável, mas também de inapelável experimentada pelos pais que o filme busca e consegue transmitir.
É belo, porém árduo.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Popozão da Jaqueline é abuso de autoridade!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.