São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Greg Salibian/Folha Imagem
PONTE AÉREA Foi na última Fashion Rio que o povo da moda pôde ter uma idéia mais clara do talento das estilistas Paula Raia e Fernanda de Goeye; as meninas da Raia de Goeye agora se preparam para o próximo desafio: mostrar sua coleção de verão para o exigente público da SP Fashion Week, em junho

Meninas superpoderosas

É cada vez maior o número de mulheres que são chefes de domicílio no país. E fica em Salvador a maior concentração delas. Quarenta e dois por cento das mulheres soteropolitanas são as responsáveis pelo ganha-pão e pelo pagamento das contas de sua família, vulgo "chefe de família". Em 1992, esse índice era de 29,3% -e a capital da Bahia já liderava o ranking.
 
Segundo o IBGE, Recife vem logo em seguida, com 37,1% das mulheres chefiando seus domicílios. A porcentagem da capital de Pernambuco também aumentou consideravelmente: em 2002, o índice era de 29,8%.
 
Dos lares de São Paulo, 32,9% são chefiados por mulheres. Dez anos antes, esse percentual era bem menor: 22,5%.

SILENCIADOR
Uma proposta de vender a casa da avenida Higienópolis onde já funcionou a Secretaria de Segurança e hoje abriga a delegacia anti-seqüestro voltou a ser discutida, sem alarde, na Assembléia Legislativa. A idéia já foi rejeitada uma vez e agora retornou na discussão do PPP (Parceria Público-Privada). O imóvel foi colocado numa lista daqueles que podem ser vendidos pelo Estado depois da aprovação do PPP, nesta semana. Dentro do próprio governo de Geraldo Alckmin há resistência a abrir mão do patrimônio.

PAISAGEM
Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, afirmou a amigos, num jantar na semana passada, que vem discutindo com os filhos do empresário a possibilidade de transformar a casa em que viveu com ele, no Cosme Velho, no Rio, numa fundação. O lugar é famoso pelos flamingos doados por Fidel Castro e pelas obras de Chagall, Portinari, Tarsila do Amaral e Lasar Segall, além de tapeçarias, louças e pratarias deslumbrantes. Já está decidido que Lily ficará na casa até o último dia de sua vida. Caso a idéia da fundação vingue, ela está disposta a doar suas obras de arte para que fiquem no local.

MODELÃO
O Ipem, Instituto de Pesos e Medidas, vai recolher roupas femininas no Estado de São Paulo nesta semana. É uma operação especial de Dia das Mães, que tem o objetivo de conferir se informações como a composição e a qualidade do tecido e o tamanho, presentes nas etiquetas, são verdadeiras.

CÁLICE 1
Chico Buarque de Hollanda ficou chateado com a divulgação de que não foi a um jantar em homenagem ao ministro José Dirceu (Casa Civil) em São Paulo, na sexta, depois de confirmar presença. Com a palavra, Chico: "Eu tinha um compromisso pessoal aqui no Rio de Janeiro e nunca disse que ia. Pelo contrário. Avisei muitos dias antes que não poderia comparecer". Ele não quer que fato com explicação tão simples acabe virando "uma história política".

CÁLICE 2
Há cerca de um mês, Chico afirmou à coluna que "é evidente" que não está satisfeito com o governo Lula. Ele não fala com ninguém do governo desde a posse e "mal conhece" Dirceu. O que não o impediu de assinar um manifesto a favor do ministro no auge do escândalo Waldomiro Diniz. "Não acredito que José Dirceu seja desonesto", diz, explicando sua adesão ao documento.

LIVRE PARA VOAR
Roberto Carlos deu trabalho à produção de um show que deu no Teatro Municipal na semana passada. Supersticioso, ele só sai dos lugares a que vai pela mesma porta que entrou. Na hora em que deixava o lugar, a entrada que havia usado estava fechada.
 
Roberto até mandou um segurança buscar um pé-de-cabra para abrir a porta. Mas antes que o funcionário voltasse alguém apareceu com a chave e liberou a passagem do cantor.

CICLO FEMININO
Depois de quatro anos em cartaz com "Os Monólogos da Vagina", Vera Setta acaba de comprar os direitos da peça "Menopausa", sucesso em NY. Pretende montar o espetáculo no Brasil no segundo semestre, em parceria com Miguel Falabella.

SOB PRESSÃO
O dramaturgo Alcione Araújo cedeu à pressão dos vizinhos e à especulação imobiliária e vai vender sua cobertura, no Leblon. Em 2003, uma grande construtora fez uma oferta pelo edifício todo e somente ele não quis se desfazer de seu apartamento. Mas em um ano a pressão foi tanta que ele cedeu. O prédio, baixinho, fica na quadra da praia. Vai virar um espigão.

BOM FILHO
Romeo Bonadio, diretor de marketing da Clube Chocolate, acertou na semana passada sua volta para a Louis Vuitton -de onde tinha saído no início do ano. Ele vai para o escritório da LV na Argentina.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES e ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

É hoje o lançamento do livro "Os Piores Textos de Washington Olivetto", na Fnac Paulista.
A Veuve Clicquot e o restaurante Boo armam, de hoje até o dia 8, o festival Aromas da Ásia.
A designer de jóias Bettina Terepins expõe peças da coleção Preto e Branco nas filiais da loja Benedixt, a partir de hoje.


Texto Anterior: Megafestival promove as misturas que o mundo do pop pede há tempos
Próximo Texto: Cinema: Mostra exibe o raro "Cabeças Cortadas", de Glauber
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.