São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

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ILUSTRADA

Artista foi uma das integrantes do movimento neoconcreto nos anos 50, ao lado de Lygia Clark e Hélio Oiticica

Vítima de infecção, Lygia Pape morre no RJ

TALITA FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DO RIO
DO BANCO DE DADOS

A artista plástica Lygia Pape morreu no início da noite de ontem, de infecção generalizada. Vítima de mielodisplasia -doença na medula que afeta a produção de leucócitos e plaquetas sangüíneas-, ela estava internada havia uma semana no Hospital São Lucas (Copacabana, zona sul do Rio). Na manhã de sábado, ela foi transferida para o CTI (Centro de Terapia Intensiva) da unidade.
Pape foi uma das mais importantes artistas brasileiras e representante do movimento neoconcreto nos anos 50. Ela não gostava de revelar a idade. Na maioria das biografias constantes dos catálogos de suas exposições, 1929 aparece como o ano de seu nascimento.
Ela era mestre em estética filosófica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A artista será cremada no sábado, no cemitério do Caju (zona norte do Rio de Janeiro).
No domingo, uma missa cantada no mosteiro de São Bento (centro do Rio) será celebrada em sua homenagem.

A artista
Lygia Pape nasceu em 1929, em Nova Friburgo, no Rio. Formou-se em filosofia pela Universidade Federal do Rio e, depois, fez mestrado em estética filosófica pela mesma UFRJ. Estudou com Fayga Ostrower e Ivan Serpa.
Dedicou-se especialmente à xilogravura, sendo adepta do abstracionismo geométrico. Para Lygia, a arte era principalmente experiência.
Atuou em dois movimentos artísticos nos anos 50 e 60: o concretismo, marcado pela abstração geométrica, e o neoconcretismo (em 1957, ela integrou ao Grupo Frente e foi uma das signatárias do "Manifesto Neoconcreto"), que se rebelou contra os rigores da arte concreta. Em 1958, realizou o "Ballet Neoconcreto" e, em 1960, participou da Exposição Internacional de Arte Concreta, em Zurique, na Suíça.
No fim dos anos 50 e início dos 60, começou o que seria uma trilogia de livros de artista composta por "Livro da Criação", "Livro da Arquitetura" e "Livro do Tempo".
A partir da década de 60, trabalhou com roteiro, montagem e direção de cinema, tendo feito a programação visual de alguns filmes do cinema novo, entre eles, "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), de Glauber Rocha.
Produziu, em 1967, o vídeo "La Nouvelle Création". Ainda nos anos 60, produziu esculturas em madeira e realizou "Livro-Poema", composto de xilogravuras e poemas concretos.
Em 1971, Pape realizou o curta-metragem "O Guarda-Chuva Vermelho", sobre o gravurista Oswaldo Goeldi (1895-1961).
Em 1980, recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Guggenheim, em Nova York. Com a morte de Hélio Oiticica, Lygia organizou, com Luciano Figueiredo e Waly Salomão, o Projeto Hélio Oiticica, destinado a preservar e divulgar a obra do artista.
Em 1990, recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte com a mostra Amazoninos e realizou com bolsa da fundação Vitae o projeto "Tteias", no qual combina luz e movimento. Recebeu, em 1992, o prêmio Ibeu, do Instituto Brasil-Estados Unidos, pela melhor exposição realizada no ano anterior. Em 1997, expôs seus trabalhos na galeria Camargo Vilaça, em São Paulo.
Lygia Pape foi professora da Faculdade de Arquitetura Santa Úrsula de 1972 até 1985 e, desde 1982, lecionava na Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


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