São Paulo, segunda, 4 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Local teve prévia tropicalista

da Agência Folha, em Salvador

Fundado em 17 de agosto de 1964, o Teatro Vila Velha foi palco de um show considerado pelos críticos como a prévia do movimento tropicalista.
Organizado como um programa de bossa nova, "Nós, por exemplo" reuniu no teatro quatro dos principais músicos baianos que surgiam no cenário brasileiro na segunda metade dos anos 60.
Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia fizeram parte do show. Dos quatro, apenas Maria Bethânia não aderiu ao tropicalismo.
Em seus primeiros anos, o Vila Velha tornou-se conhecido na Bahia por abrigar concertos de música erudita e peças teatrais de autores renomados, como Gianfrancesco Guarnieri ("Eles Não Usam Black Tie").
O Vila Velha também ficou conhecido por promover as tradições nordestinas e ampliar o trabalho de resgate da literatura de cordel.
Nos anos 80, o Teatro Vila Velha desenvolveu um projeto voltado basicamente para a formação de novos talentos. Foi em 1980, no teatro, que a cantora paraibana Elba Ramalho alcançou um dos seus primeiros sucessos de público e crítica.
(CHRISTIANNE GONZÁLEZ)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.