São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tributo a Beethoven tem 48 concertos

Evento no Rio reúne nomes como Antonio Meneses e ocupa 7 espaços com apresentações até domingo

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Antonio Meneses, Menahem Pressler, Trio Wanderer, Boris Berezovsky: de hoje a domingo, no Rio, um grupo de artistas de primeiro nível estará em 48 concertos homenageando a obra de Beethoven. É a Rio Folle Journée 2008, que ocupa sete espaços da cidade, com apresentações cujos preços variam de R$ 1 a R$ 10.
A abertura acontece no Municipal, hoje, às 20h30, quando o pianista Eduardo Monteiro toca o terceiro concerto para piano e orquestra de Beethoven, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Nacional, sob a batuta de Lígia Amadio, em programa complementado pela quinta sinfonia do mesmo compositor. Daí por diante, é uma maratona, sempre com obras de Ludwig van Beethoven (1770-1827), o mestre que realizou a transição do classicismo para o romantismo.
Pianistas como Monteiro, Jean-Efflam Bavouzet, Abdel Rahman El Bacha e Clélia Iruzun executam a integral das 32 sonatas para piano solo de Beethoven. Os refinados Trio Wanderer e Quarteto Ysae apresentam peças de câmera, enquanto o pianista israelense Ilan Rechtman, pivô da polêmica envolvendo o Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos, em 2006, toca ao lado do violinista Daniel Guedes.
A grande atração deve ser o duo formado por Antonio Meneses e Menahem Pressler -sábado, às 20h30, na Sala Cecília Meireles, e domingo, às 19h, no Municipal. A programação completa está no site www.riofollejournee.com


Texto Anterior: Brook encena Beckett no Festival de Londrina
Próximo Texto: Música: Yoko perde ação e "Imagine" fica em filme
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.