|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Paralelas têm presença de galerias menores
DA REPORTAGEM LOCAL
Enquanto nos estandes da
Art Basel prevalece a briga dos
grandes, uma nova geração de
artistas desponta nas seções
paralelas da feira. O videoartista mineiro agora radicado na
Alemanha, Marcellvs L., é uma
das apostas da Luisa Strina,
com obras na seção "Art Unlimited", parte da feira com curadoria, fora do leilão geral.
Outro jovem brasileiro em
destaque é Thiago Rocha Pitta,
artista que participa da "Art
Statements", seção reservada a
novas galerias e nomes em ascensão. A jovem galeria, no caso, é A Gentil Carioca, que, depois de participar de todas as
feiras paralelas, faz sua estréia
no evento principal.
"É o momento da coroação,
de levantar um jovem artista",
diz Márcio Botner, sócio da
Gentil ao lado dos artistas Laura Lima e Ernesto Neto. Foi,
aliás, com uma individual de
Neto no "Statements" que sua
atual galeria, a Fortes Vilaça,
estreou na Suíça há 12 anos.
O retorno de um artista, na
pele de galerista, à maior feira
do mundo mostra que o Brasil
chegou à segunda geração no
mercado internacional, com
nomes consagrados ajudando a
alavancar menos conhecidos.
Alguns desses menos famosos, mas não por isso menos valorizados, estão nas feiras paralelas à Art Basel. "Eu nem tento
entrar nessa feira", diz Eduardo Leme, justificando a ausência no evento principal. "Mesmo que eu vendesse tudo no
meu estande, não cobriria os
gastos, eu sei o tamanho do
meu sapato". O sócio da Leme
está na mesma cidade, só que
na Volta, feira que reúne cerca
de 60 galerias, entre elas a paulistana Nara Roesler.
As paralelas Volta, Scope,
Liste e Bâlelatina, agora rebatizada Hot Art Fair, recebem as
rebarbas do público principal.
Além da Leme e da Nara
Roesler, as cariocas Laura Marsiaj e Novembro e a mineira
Léo Bahia estão na Scope. A Bâlelatina tem a paulistana Marilia Razuk e a galeria mineira
Celma Albuquerque.
(SM)
Texto Anterior: Art Basel confirma bom momento da arte brasileira Próximo Texto: Crítica/artes plásticas/"Laços do Olhar": Generosidade é trunfo de mostra no Tomie Índice
|