São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Depoimentos são trunfo de documentário

DA REDAÇÃO

Qualquer cinéfilo atento vai encontrar em "Atletas x Ditadura" diversas falhas, desde problemas formais de acabamento, como o nome de um entrevistado grafado de maneiras diferentes, até questões mais de fundo, como o descuido nas transições de algumas cenas, o que pode dificultar a compreensão.
Isso não importa. Realizado em horas de folga, de forma amadora, o filme deixa claro sua criação apaixonada. Mas isso não transparece em declarações de um narrador de voz dramática nem em música de fundo tonitroante -ou contrário, o documentário é de um despojamento franciscano, sisudo até.
Não faz drama nem apresenta vários lados dos fatos ou opiniões diversas. Simplesmente ouve, com distanciamento e respeito, os participantes da história, vítimas da ditadura também, que sofrem com a ausência dos seus. Letreiros simples (alguns de difícil leitura) identificam os personagens que prestam depoimento, mostrados sem firulas de câmera.
Os realizadores praticamente não aparecem, não têm voz: seu trabalho é fazer a colagem de relatos. A palavra está com as vítimas. Isso basta. (RL)


Avaliação: ótimo


Texto Anterior: Filme lembra atletas desaparecidos
Próximo Texto: Música popular: Cida Moreira homenageia Cartola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.