São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Quando o fim justifica o meio

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O que fazer com o crítico de cinema que teima em contar o final dos filmes? Matá-lo? Há casos e casos. Por exemplo, se o traidor de "Inferno nš 17" (TC Classic, 0h40) fosse revelado ainda teríamos a condução sublime de Billy Wilder.
Mas não é deste longa que contarei o final, e sim o de "Vivendo no Limite" (TNT, 22h). Calma, será um relato só da última tomada. Martin Scorsese acompanha um paramédico atormentado com as vidas que não conseguiu salvar. Solitário, ele carrega, como Cristo, toda a culpa do mundo. Um calvário que chega à última cena, na qual ele está no colo da namorada como Jesus esteve nos braços de Maria, o da "Pietá" de Michelangelo. Ora, vida eterna ao crítico que comentar imagens belíssimas como essa filmada por Scorsese.

TV ABERTA

O Incrível Elefante
Record, 14h.
(The Impossible Elephant). Canadá, 2001, 91 min. Direção: Martin Wood. Com Mia Sara, Nicholas Lea, Mark Rendall. Menino que perdeu a mãe, sem amigos, é vítima do valentão da escola. Com tantos problemas, recorre a uma estrela cadente, pedindo a companhia de um elefantinho. Sim, de um pequeno elefante, e quem entende este moleque?

A Cor do Amor - A História de Jacey
Globo, 15h45.
(The Color of Love - Jacey's Story). EUA, 1999, 120 min. Direção: Sheldon Larry. Com Gena Rowlands, Louis Gossett Jr., Penny Fuller. Só depois que a filha morre, mãe (Rowlands) descobre que ela foi casada com um negro, de quem teve uma filha. Ela leva a garota para morar em pequena e racista cidade do sul para que seja obrigada desde logo a enfrentar os preconceitos. Feito para TV.

Pior É Impossível
SBT, 22h30.
(Double Take). EUA, 2001, 88 min. Direção: George Gallo. Com Eddie Griffin, Orlando Jones. Gerente de banco interfere em transação suspeita e passa a ser perseguido por organização criminosa. George Gallo não é parente do engenhoso Vincent Gallo.

Intercine
Globo, 1h35
A emissora oferece nesta noite a ficção científica "O Enigma de Andrômeda" (1970, de Robert Wise, com Arthur Hill) e o drama "Fugindo do Passado" (1998, de Robert Benton, com Paul Newman, Susan Sarandon).

Tormenta de Fogo
Globo, 3h50.
(Firestorm). EUA, 1998, min. Direção: Dean Semler. Com Howie Long, Scott Glenn, William Forsythe. Divisão de elite dos bombeiros precisa salvar pesquisador e outro punhado de pessoas que estão cercadas por um incêndio florestal. Sob a direção de Dean Semler ("O Patriota"), é melhor deixar o circo pegar fogo.

O Estranho Mundo de Jack
SBT, 3h.
(Nightmare Before Christmas). EUA, 1993, 76 min. Direção: Henry Selick. Neste filme de animação produzido por Tim Burton, Jack, rei do infeliz reino de Halloween, descobre a cidade do Natal e toma suas providências: seqüestra o bom velhinho e assume seu lugar, mudando o conteúdo das entregas natalinas. Um filme em formato infantil, mas falando sobre assuntos graves e adultos, como solidão e transgressão, num trabalho estético brilhante.

O Cavalo Falante
SBT, 4h30.
(Hot to Trot). EUA, 1988, 83 min. Direção: Michael Dinner. Com Bob Goldthwait, Dabney Coleman, Virginia Madsen. Depois que morre sua mulher, corretor tenta passar a perna no enteado. Este, porém, será protegido por um cavalo falante. Horário mais inoportuno do que o filme. Exibição restrita para Grande São Paulo. (PSL)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: CPI urgente! Apareceu a Conexão Bacalhau!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.