São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2005

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BEBIDA

Lojas de SP criam delivery de chope

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ampliar as ocasiões de consumo. Este é o objetivo da primeira loja de chope da Brahma, aberta recentemente em Moema. "Queremos que o consumidor tenha em casa a mesma experiência que teria no bar, com toda a comodidade", afirma João Paulo Badaró, gerente de chope da AmBev, detentora da marca.
A loja Chopp da Brahma Express (tel. 0/xx/11/5054-7766) entrega barris da bebida a domicílio e vende calderetas (copos de chope) e acessórios para churrasco. Quatro novas lojas devem ser abertas neste ano, em cidades como Rio de Janeiro e Campinas.
Há quatro tipos de chopeira: keggy (com capacidade para 12,5 litros, ou 40 copos), ice (de 10 a 20 l), prata (de 30 a 50 l) e frescor (acima de 50 l). Os preços variam de R$ 65 (10 l) a R$ 285 (50 l). Só o chope é cobrado; o aluguel do equipamento é gratuito, mas há taxa de entrega de acordo com o bairro.
O chope Germânia (SAC: 0800-110420) é outro que pode ser entregue em festas e ocasiões especiais. Só neste ano 20 novas lojas foram abertas, ampliando uma rede com mais de 160 pontos-de-venda no Brasil, principalmente no Estado de São Paulo.
O chope sai em barris de 10 (R$ 38,40) a 50 litros (R$ 215), com o aluguel da chopeira incluso. "Não temos intermediário, isso barateia bastante nossos custos", afirma Wadi Nussallah, diretor comercial da marca. Na entrega, técnicos instalam o equipamento e ensinam a tirar a bebida, como no caso da Brahma.
Na Granja Viana, a SP Chopp (tel. 0/xx/11/4612-0522) atende pedidos de Alphaville, São Paulo e região há cerca de dois anos. Os barris de chope claro e escuro, da cervejaria artesanal Ashby, também estão disponíveis em capacidade de 10 a 50 litros e custam de R$ 32 a R$ 160. O aluguel dos equipamentos é cobrado à parte e, para compras acima de 30 litros, não há taxa de entrega. "Dos 15 mil litros vendidos ao mês, cerca de 30% são para festas", afirma o proprietário da casa Aliatar Mateus.

DIA DOS PAIS 1
A Pernod Ricard lançou uma edição limitada de latas inspiradas na campanha This Is the Chivas Life, com uma garrafa do Chivas Regal 12 anos (SAC: 0800-142011). As versões Alaska e Stars, criadas a partir dos anúncios mais populares da marca, embalam garrafas de 750 ml do uísque. Preço médio: R$ 90.

DIA DOS PAIS 2
O kit do uísque Buchanans 12 anos (SAC: 0800-7047200) para a data leva, além da garrafa de um litro, o livro "Grandes Amigos - Pais e Filhos". Nele, algumas personalidades, como o velejador Amyr Klink, o escritor Ignácio de Loyola Brandão e o médico Drauzio Varella, escrevem sobre o sentimento que une pais e filhos. Preço sugerido: R$ 120.

NOVOS MARTINIS
O restaurante East (tel. 0/xx/11/3081-1160) continua apostando nos drinques. Entre as novidades, está o green apple martíni (R$ 16), com vodca Absolut e Schnapps de maçã verde, e o French Martini (vodca Grey Groose, licor Framboesa Preto e curaçao azul; R$ 25).


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