São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autora se inspira em prima para fazer

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A autora Maria Adelaide Amaral foi buscar em uma prima inspiração para criar uma personagem fundamental de "JK", minissérie que a Globo exibe no início de 2006 e que contará a trajetória do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976).
Na minissérie, a fictícia Salomé (Débora Evelyn) será uma mulher batalhadora, correligionária de JK, para quem fez campanha em territórios de inimigos políticos. "Ela enfrentará muitas barras em sua vida. Depois de casada com Zinque [Dan Stulbach], terá um envolvimento amoroso tumultuado com Leonardo [Caco Ciocler]", adianta Alcides Nogueira, também autor de "JK".
A verdadeira Salomé morreu há alguns anos, com mais de 80. "O nome dela era Conceição Campos Coelho. Na verdade, ela era prima do meu ex-marido. Conheci-a nos anos 60, radiosa, vital, independente, o que era coisa rara na época. Era mais jovem do que JK, mas muito amiga dele. Ele a ajudou a tornar-se independente e ela virou cabo eleitoral dele em Minas", conta Maria Adelaide.
O núcleo de Salomé, ao contrário do de JK, é ficcional. "Na primeira fase da minissérie, essa trama terá importância muito grande, com suas ações interagindo com a vida de JK. Na segunda fase, o núcleo de Salomé continuará muito ativo, mas outras histórias ficcionais entrarão. Essas tramas irão compor o painel do Brasil na época JK", afirma Nogueira.

OUTRO CANAL

Antinovela O merchandising social "over" não chega a prejudicar "América", mas derruba a audiência da trama, ainda que discretamente. Na última segunda, quando entrou na novela o "programa" "É Preciso Saber Viver", sobre cegos, a Globo marcava 57,2 pontos. Quatro minutos depois, tinha 56,2.

Black TV 1 O pagodeiro e apresentador Netinho de Paula, da Record, promete lançar em 20 de novembro a primeira TV do país apresentada e voltada para negros. A emissora, que se chamará TV da Gente, terá cabeça-de-rede em Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza, mas será produzida em São Paulo (onde não é certo ainda que será vista, pois não tem canal na cidade).

Black TV 2 Netinho já convidou o advogado Hédio Silva Jr., secretário de Justiça do Estado de São Paulo, para ter um programa na TV da Gente. E André Marinho, ex-grupo Brozz (fabricado em "Popstars 2", do SBT), deve apresentar um programa para jovens.

Fila Os atores Carlos Bonow e Adriano Reys serão os próximos a fazer participações especiais em "A Lua me Disse", novela das sete da Globo. Bonow, que já atuou como professor de educação física em "Malhação", interpretará Rodrigo, par de Geórgia (Patricya Travassos). Reys será um taxista, Bandeira 2, novo namorado virtual de Ademilde (Arlete Salles).

Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Filmes - TV paga: Cinemascope: a contemplação dos espetáculos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.