São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pane dificulta vendas para Madonna

Fãs enfrentaram problemas para comprar ingressos em pontos-de-venda, internet e telefone

Apesar das falhas, vários setores já estão com entradas esgotadas para os shows no estádio do Morumbi, em 18 e 20/12


DA REPORTAGEM LOCAL COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma sucessão de falhas causou transtornos para quem tentou comprar ingressos para os shows de Madonna em São Paulo. A venda de entradas para as apresentações no estádio do Morumbi, em 18/12 e 20/12, teve início ontem (para o show do Maracanã, em 14/12, os ingressos já estão esgotados).
Havia três opções de compra: pela internet, por telefone e em pontos-de-venda. Os três sistemas mostraram problemas. Quem tentou pela rede sofreu com a extrema lentidão do site ticketsforfun.com.br; por telefone, o número estava constantemente ocupado; nos pontos-de-venda, houve filas enormes e princípio de tumulto.
Talvez por isso, até as 23h de ontem ainda havia ingressos à venda -para as duas datas, estavam esgotados os setores pista VIP, cadeiras superiores, cadeiras inferiores azul e vermelha; a cadeira inferior laranja está esgotada para o show do dia 20/12. Ainda havia entradas para pista e arquibancada.
A seqüência de erros começou à meia-noite de ontem, horário em que iniciou-se a venda pela internet. O site sofreu com panes e saiu do ar diversas vezes até a noite de ontem. A Folha tentou adquirir ingressos, mas por três vezes o sistema caiu na finalização da compra.
No site, por meio de ícones, o usuário selecionava um dos 25 servidores à disposição. Mas essa tarefa poderia ter sido realizada de forma automática, por meio de tecnologia conhecida como balanceamento de carga. Há na internet software gratuito e aberto para isso.
A pane na internet causou um efeito cascata: como o site não funcionava, muitos tentaram a compra pelo telefone 4005-1525, que, segundo a Tickets for Fun, responsável pelas vendas, começaria a funcionar às 6h. Mas, diferentemente do que foi anunciado, quem ligou nesse horário ouviu uma gravação que dizia: "Prezado cliente, informamos que nosso horário de atendimento é de segunda a domingo, das 9h às 21h".
A partir das 8h, o telefone passou a ficar ocupado ininterruptamente. Às 8h30, a reportagem da Folha conseguiu completar a ligação e ouvir uma gravação que encaminhava para a compra de ingressos. Mas a ligação caiu em seguida.
Repórteres da Folha Online ligaram mais de 170 vezes para o número, mas as ligações davam sinal de ocupado.
Muitos fãs que não conseguiram comprar pelo telefone foram aos pontos-de-venda, que iniciariam a comercialização às 12h, aumentando as filas. Um princípio de tumulto na incontável fila no Credicard Hall fez com que a organização antecipasse para as 10h o início da venda de ingressos no local.
Com a morosidade das filas, os guichês do parque Antarctica ficariam abertos até o último comprador -às 23h30 de ontem, no local, havia cerca de 500 pessoas na fila.
Hoje, além de Credicard Hall, parque Antarctica e ginásio do Ibirapuera, haverá venda no parque Villa-Lobos, a partir das 12h. Vendas pela internet e por telefone continuam.
(MARCO AURÉLIO CANÔNICO, SILVANA ARANTES, THIAGO NEY, VERÔNICA COUTO)



Texto Anterior: Música: Madeleine Peyroux virá a São Paulo em dezembro
Próximo Texto: Outro lado: Empresa culpa demanda além do previsto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.