São Paulo, sexta, 4 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA ESTRÉIAS

Uma e Fiennes 'vingam' série cult

ERIKA SALLUM
da Reportagem Local

"Mrs. Peel, estão precisando de nós!" Nos anos 60, uma série de TV inglesa virou febre no Reino Unido e EUA e içou à condição de ícone pop uma dupla de agentes secretos: John Steed e Emma Peel.
Vinte anos depois de seu último episódio ter sido produzido, "Os Vingadores" ("The Avengers") ganhou uma versão para o cinema, que estréia hoje em São Paulo e traz como protagonistas Uma Thurman e Ralph Fiennes, além de Sean Connery no papel do vilão Sir August de Wynter.
Exibido apenas dois anos no Brasil, "Os Vingadores" começou a ser transmitido na Inglaterra em 1961 e marcou toda uma época ao mesclar doses de espionagem, mistério e humor.
O charme ficava por conta dos heróis John Steed, com seus inseparáveis guarda-chuva e chapéu-coco, e sua parceira, que variou durante os intermitentes 16 anos do programa.
No entanto, nenhuma "partner" se destacou mais do que Emma Peel (Uma Thurman, no filme), imortalizada na televisão pela atriz shakespeariana Diana Rigg.
Foi para ela que Steed pronunciou uma de suas célebres frases, uma verdadeira pérola cult: "Mrs. Peel, estão precisando de nós!".
Em todas as temporadas da série, Steed sempre seria interpretado por Patrick Macnee, que rendeu ao personagem o epíteto de "o último dos ingleses", com seu ar superior de "gentleman" e paixão por chá.
Com títulos saborosos para seus capítulos, como "O Misterioso Caso do Cadáver Desaparecido" e "O Mercado Assassino", "Os Vingadores" arrematou fãs na França, Canadá, Suécia, Nova Zelândia etc.
"Havia qualidade, cenários inesquecíveis, bons atores. E trazia mais um fator positivo: não se passava numa época definida, misturando o clássico (Steed) e o moderno (Peel)", disse à Folha, por telefone, de Paris, Laure Sermunu, do fã-clube Steed and Co.
Criado em 1994, o fã-clube publica regularmente uma pequena revista sobre "Chapeau Melon e Bottes de Cuir" (Chapéu-Coco e Botas de Couro) -como é chamado o programa na França.
"Não ganhamos nada. Fazemos tudo por amor à série", frisou Laure, que ainda não assistiu ao filme, que estréia em seu país daqui a duas semanas. "Mas sei que falaram muito mal dessa produção."
Sermunu tem razão. "Os Vingadores", o filme, foi PESSIMAMENTE recebido pela imprensa norte-americana e inglesa, onde estreou há algumas semanas.
A polêmica começou quando a Warner Bros. Pictures se recusou a exibir o filme para jornalistas antes da estréia, impossibilitando a publicação de críticas sobre ele. Segundo o "Guardian", isso foi uma "estratégia" da empresa.
Veículos de peso como o "New York Times", o "Independent" e o "Washington Post" destruíram o longa-metragem, em artigos que não pouparam adjetivos como "fracasso", "desastre", "fiasco". O "Independent on Sunday" chegou a proclamar no título: "Nem Ralph e Uma salvam o filme".
Seja lá como for, não é todo dia que se pode ver o elegante Fiennes (de "O Paciente Inglês") lutando com um leiteiro. Ou Uma Thurman numa sensual roupa de couro preto -como pode ser conferido com antecedência nesta página.

Filme: Os Vingadores
Produção: EUA, 1997
Direção: Jeremiah Chechik
Com: Uma Thurman, Ralph Fiennes, Sean Connery, Patrick Macnee, Fiona Shaw
Quando: a partir de hoje, nos cines Center Iguatemi 1, Gazetinha, Belas Artes e circuito




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.