São Paulo, quinta-feira, 04 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra passa por Brasília, Rio e São Paulo

FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM MOSCOU
DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana que vem, o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília hospedará a mostra inédita no país intitulada "Gráfica Utópica Arte Russa 1904-1942", que trará originais das obras de vanguarda russa referentes a esse período.
Segundo Paulo de Tarso Leite dos Santos, diretor do CCBB, "Brasília, por ser uma cidade jovem e devido à sua população oriunda de diversos pontos do país, é muito receptiva ao consumo da arte".
A mostra marcará as comemorações do primeiro ano de funcionamento do CCBB na capital brasileira.
Ao longo da exposição, que seguirá para São Paulo e Rio, estima-se que 300 mil pessoas passem pelo CCBB.
De acordo com Paulo de Tarso, o objetivo da mostra, que também contará com exibição de filmes russos e com um círculo de palestras, vai além de levantar a discussão sobre o assunto.
"Queremos contribuir para a formação do gosto público, com qualidade, em diversas áreas das artes: música, cinema, literatura, pintura e teatro, entre outras."
Desde que se iniciou o levantamento do material em Moscou, há um ano, até a chegada das obras na semana que vem, o investimento chegou a US$ 300 mil, segundo o diretor. Para ele, eventos ligados à Rússia podem ser repetidos, desta vez, com mais facilidade.
"Já rompemos a barreira da distância e conhecemos como funciona o sistema legal na Rússia, um pouco mais burocrático do que em outros países. Também contatamos pessoas que conferirão que o Brasil possui um público para essas obras e é um local seguro para recebê-las."

Março vermelho
Se "Parade" é a megaexposição deste ano na cidade de São Paulo, em 2001, a BrasilConnects promete apresentar, também na Oca, em 2002, outra mostra superlativa: "O Vermelho na Arte Russa", com obras do acervo do Museu Russo de São Petersburgo.
"Já estivemos na Rússia, e a mostra terá dois curadores, um brasileiro e outro russo", conta Nelson Aguilar, da BrasilConnects. A mostra deve ser inaugurada em março.


Texto Anterior: Exposição: Curador vê influência russa no Brasil
Próximo Texto: Mônica Bergamo: Asfalto fresco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.