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Coleção Folha revê o bebop de Monk
Pioneiro do ritmo, pianista é tema do volume que sai no próximo domingo
Autor do clássico "Round Midnight", músico ficou conhecido por seu estilo despojado; Miles Davis foi um dos parceiros de estúdio
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No domingo que vem, você
terá a chance de conhecer um
dos mais visionários e cultuados pianistas do século 20. Thelonious Monk é o tema do volume 8 da Coleção Folha Clássicos do Jazz.
Um dos pais fundadores do
estilo de jazz rico em improvisações e ousadias melódicas e
harmônicas que ficou conhecido como bebop, Monk (1917-1982) garantiu seu lugar na história da música em 1944, ao compor um dos mais marcantes "standards" de todos os
tempos: "Round Midnight".
Seu legado, contudo, é ainda
maior do que essa obra-prima.
Ataques de mão espalmada, sonoridades rudes e percussivas,
brincadeiras com o tempo musical, senso rítmico peculiar:
nunca, no jazz ou na música
erudita, alguém havia tratado o
piano de modo tão particular.
Em cena, desconcertava,
com seus óculos chamativos,
gorros e o hábito de se levantar
e ficar dançando ao lado do piano, enquanto os outros músicos da banda tocavam.
Se ouvir Monk pode ser perturbador para os de conceitos
muito estabelecidos sobre o
que é certo ou errado no piano,
seus experimentos também
arejam a mente e mostram as
possibilidades do instrumento.
Não por acaso, sua musicalidade rica e imaginativa galvanizou a mente de músicos como
Coleman Hawkins, Miles Davis, Gerry Mulligan, Art Blakey
e Sonny Rollins, que dividiram
palcos e estúdios de gravação
com o pianista.
Um deles chegou a dizer:
"Sempre tinha que ficar alerta
com Monk, porque, se você não
presta atenção o tempo todo
[...], pode se sentir como se estivesse entrando em um fosso
vazio de elevador".
Esse músico que ficava espantado com a fertilidade das
improvisações do pianista não
podia ser acusado de novato
nem de "quadrado". Pelo contrário: tratava-se do saxofonistas John Coltrane, um dos
maiores improvisadores que o
jazz já teve.
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