São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2008

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tendência.com

Especializado em pesquisa de moda e na antecipação de novidades, site inglês WGSN completa dez anos de funcionamento fechado e cria site para o público

BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Antes que a sustentabilidade preocupasse marcas de roupas e que a valorização da beleza de mulheres comuns invadisse as campanhas de cosméticos, a WGSN já estava à espreita.
O site inglês, abreviatura para Worth Global Style Network (www.wgsn.com), é referência em pesquisas sobre a indústria da moda, antecipando tendências que muitos só vão notar quando forem velhas.
Mas, para ter acesso ao farto conteúdo do site -das fotos dos produtos exibidos esta semana nas vitrines de Tóquio às tendências de maquiagem das passarelas de Milão, passando por reportagens sobre o setor têxtil-, marcas como Zara e L'Oréal pagam US$ 27 mil por ano.
Sem gastar um dólar, porém, qualquer internauta poderá acessar, até o dia 31 de dezembro, o website que a WGSN criou para marcar seu aniversário de dez anos (www.wgsn.com/10). Ali, sua equipe elegeu as tendências mais importantes nos últimos dez anos, das dez celebridades que influenciaram a moda às dez tendências tecnológicas do período.
"O site é uma boa maneira para consumidores comuns conhecerem a WGSN e observarem o que foi realmente relevante nos assuntos ali citados", diz à Folha por e-mail a inglesa Juliet Warketing, diretora de conteúdo da empresa.
A WGSN foi criada em 1989 pelos irmãos Julian e Marc Worth (sobrenome que dá nome ao portal), inspirado no Bloomberg (www.bloomberg.com), site pioneiro no jornalismo eletrônico especializado em finanças.
"Identificar tendências é tentar reconhecer um padrão do que está acontecendo no mundo, na arte, música, moda e nos novos movimentos socais", diz Juliet.
Para isso, a WGSN conta com 200 profissionais -de sociólogos a fotógrafos-, que viajam o mundo pesquisando. O passo seguinte na caça por tendências é identificar, na sede londrina, o que foi encontrado em comum por esses analistas. "O trabalho em equipe e o compartilhamento de informação é essencial", afirma a diretora.
Juliet conta que as tendências são identificadas primeiro a longo prazo -as chamadas macrotendências-, depois por estação do ano e, por fim, em tempo real.
Para monitorar e atualizar essa pesquisa, a internet tem papel fundamental, como enfatiza Juliet, já que as tendências são raramente estáticas.

Brasil
Dos mais de 3.000 assinantes do portal, espalhados em mais de 80 países, 125 deles estão no Brasil. São nomes como C&A, Rede Globo e Motorola.
O escritório brasileiro é o único na América Latina, mas os funcionários só saem a campo durante as semanas de moda paulista e carioca, com reforço dos caçadores de tendência estrangeiros que vêm ao Brasil pesquisar.
Se, há um ano, a equipe preconizava sobre sustentabilidade e a valorização da beleza comum, o portal hoje catequiza seus clientes sobre a importância de pequenos prazeres, tendência batizada por eles como "nice", vista na invasão da toy art ou em coleções mais irônicas e divertidas -e com data para expirar no próximo ano.

HIPERLINK

Outra tendência apontada pelo portal, chamada "futuro imperfeito", valoriza uma estética inacabada (acima) de roupas irregulares e assimétricas. Já a "invencível", focada no mundo virtual e por suas inúmeras possibilidades, se traduz em sandálias gladiador e metais que remetem às batalhas do dia-a-dia.

MINHA INTERNET

Ellen Lupton designer e curadora de design contemporâneo do museu Cooper-Hewitt, em Nova York
www.elupton.com

core77.com
As últimas novidades do mundo do design. É como uma revista on-line com informações, notícias, competições, manifestos. Sempre atualizado

designobserver.com
Esse site segue uma li- nha mais intelectual e séria em relação ao design. É possível encontrar trabalhos acadêmicos sobre o assunto

www.designboom.com
Esse funciona com a es- trutura de um blog, também sobre novidades de design, cursos, entrevistas, competições e até uma loja virtual

NOS BLOGSDA ILUSTRADA

Ilustrada no Cinema
ilustradanocinema.folha.blog.uol.com.br
Cássio Starling Carlos escreve sobre o livro "Moderno? Por que o Cinema se Tornou a Mais Singular das Artes", de Jacques Aumont

Ilustrada no Pop
ilustradanopop.folha.blog.uol.com.br

O repórter e colunista Thiago Ney comenta o festival Häagen-Dazs Mix Music e o set do DJ de Ricardo Villalobos no D-Edge, que aconteceram no último final de semana

Cacilda
cacilda.folha.blog.uol.com.br

Nelson de Sá escreve sobre as comediantes Grace Gianoukas e Sarah Silverman; Lenise Pinheiro mostra fotos de "Longa Viagem de Volta para Casa", no CCSP

CULTURA ON-LINE

"Besta"
www.dailybeast.com

A jornalista Tina Brown, ex-"New Yorker", migrou para a web. No site, vídeos e entrevistas que tratam de política a sexo entre animais

Cultura com sabor
flavorwire.com

Página com for- mato de blog que reúne conteúdo do mundo das artes com toque irônico e ácido. Uma criação do já consagrado flavorpill.com

"Bound by Law?"
tinyurl.com/jofyt

Uma história em quadrinhos disponível para download discute com criatividade as leis de direitos autorais, em inglês

O MOUSE QUE RI

Dança dos candidatos
tinyurl.com/66qs7k

É hoje! Os ameri- canos decidem quem será o próximo presidente. Imagine se a disputa fosse na pista de dança? Seria mais ou menos assim

E aí, bro?
tinyurl.com/5chbt3

Sabe a campanha da Budweiser do "Wasssup'? Inspirou comercial hilário da campanha do Obama

Só relaxe e goze depois
tinyurl.com/5jmfww

Até anúncios que convocam a militância a não desanimar enquanto o resultado da eleição não mostrar que Obama venceu são engraçados


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