UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O MUNDO DE BACO

Região da Bairrada esconde surpreendentes tintos densos

JORGE CARRARA
ENVIADO ESPECIAL A PORTUGAL

Tradição vinícola não falta na Bairrada. Foi lá, por exemplo, que se produziram os primeiros espumantes portugueses, no final do século 19. A região, aliás, encravada no noroeste de Portugal, vizinha à costa do Atlântico, entre as cidades de Aveiro e Coimbra, é hoje uma das principais fontes de goles borbulhantes lusitanos.
Mas uma visita à Bairrada (como a realizada por este colunista semanas atrás) mostra que dos seus 15 mil hectares de vinhedos surgem também bons tintos e brancos, modelados principalmente com cepas portuguesas. A mais importante do lugar é a baga, base de tintos densos, marcados por um frutado peculiar e capazes de suportar uma longa guarda.
Entre as brancas, os destaques são a maria gómes e (ainda mais interessante) a bical, uma uva que pode ser transformada em vinhos de fruta exuberante e atraente.
Abaixo, alguns dos melhores exemplares provados na viagem (os produtores que já se encontram no Brasil têm indicada a sua importadora).
Adega Cooperativa da Mealhada: Menção para o Encosta de Mouros Bical 02, um branco intenso, marcado por frutas tropicais (86/100); Adega Cooperativa de Cantanhede: tem bons tintos, como o Marquês de Marialva Reserva 01, encorpado e complexo (87/100); Campolargo: bons goles rubros como o Vinha da Costa 01, redondo, elegante, concentrado e persistente (89/100); Caves Primavera: o seu Bical-Chardonnay Brut 02, rico e cremoso, foi um dos melhores espumantes da viagem (87/100); Luis Pato: brilhou o Vinha Barrio 01, um baga frutado, atraente, sedoso em boca (88/100, Mistral, tel 0/xx/11/3372-3400); Casa de Saima: destaque para Garrafeira 01, outro baga delicioso marcado por fruta e geléias (88/100, Decanter, tel 0/xx/11/ 3071-3055).


O colunista Jorge Carrara viajou a Portugal a convite do Icep (Investimentos Comércio e Turismo de Portugal) e da Varig


Texto Anterior: Gastronomia: "Weissbier" nacional põe nova etiqueta no botequim
Próximo Texto: Mundo Gourmet: Spinnaker traz a São Paulo difícil paladar americano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.