São Paulo, terça-feira, 04 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parlapatões levam ao palco espetáculo com 50 peças inéditas de 60 segundos

DA REPORTAGEM LOCAL

O desafio de contar uma história em um minuto chega agora aos palcos. O grupo Parlapatões estréia hoje, em sua sede na praça Roosevelt, um espetáculo composto de 50 minipeças de até 60 segundos.
A idéia de fazer o espetáculo foi parcialmente inspirada no Festival do Minuto, que começa hoje.
"Uma provocação gerou isso", conta Hugo Possolo, que estará no palco, assina um dos textos e é responsável pela supervisão geral do Festival de Peças de Um Minuto.
O parlapatão convidou cerca de 60 pessoas (dramaturgos, diretores, atores e jornalistas) para a empreitada e, no final, recebeu mais textos do que imaginava. Cinqüenta e um responderam ao seu chamado.
Entre eles, há nomes como Aimar Labaki, Celso Frateschi, Gero Camilo, Paula Cohen, Ivam Cabral, Jandira Martini, Leilah Assumpção, Luis Alberto de Abreu, Mario Bortolotto, Marcos Caruso, Marcelo Rubens Paiva, o crítico da Folha Sérgio Sálvia Coelho e o repórter da Folha Gustavo Fioratti.
"O que me parece comum a todos os textos é que cada autor está tentando fazer a síntese do que pensa. É a visão da obra deles, mas no formato de um haikai", analisa Possolo.
Segundo ele, os textos são bastante diversos, mas é possível delinear algumas temáticas. "Há peças com apelo cômico, maior ou menor; cenas sobre relacionamentos humanos; as que querem sintetizar o pensamento político, social ou cultural; umas, digamos, mais teatro do absurdo, inspiradas em Beckett, com um clima meio nonsense solto no ar", diz.
As minipeças estarão divididas em quatro blocos, separadas por três intervalos -o espetáculo durará cerca de 1h40.
Para que fique claro que cada uma é uma história independente, Possolo organizou os blocos alternando temáticas e diretores -Gustavo Machado, Marcelo Rubens Paiva, Marcos Loureiro, Roney Facchini, Claudinei Brandão e Henrique Stroeter. "É um mosaico, não um pastiche", ressalta ele.
No palco, poucos elementos e um relógio, que cronometrará a pontualidade dos autores participantes. (TEREZA NOVAES)

FESTIVAL DE PEÇAS DE UM MINUTO
Quando:
estréia hoje, às 21h, ter. e qua., às 21h; até 12/12
Onde: Espaço Parlapatões (pça. Roosevelt, 158, tel. 0/xx/11/3258-4449)
Quanto: R$ 10


Texto Anterior: Minuto faz retrospectiva de 16 anos
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.