São Paulo, terça-feira, 04 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minuto faz retrospectiva de 16 anos

Realizado no Rio e em SP, festival apresenta microdocumentários, títulos com tom humorístico e fórum internacional

Seleção do evento, realizado desde 1991, tem produções sobre futebol e Mercedes Benz; "De Volta para o Fusquinha" saúda o cinema

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma partida de futebol onde não se vê a bola, outra a que se assiste do ponto de vista da bola: eis dois exemplos de idéias simples e que se encaixam bem em vídeos de 60 segundos como os que compõem o festival Planeta Minuto, que começa hoje no Rio e em São Paulo.
Organizado pelo Festival Permanente do Minuto, o evento, gratuito, vai até domingo e é composto pela mostra Melhores Minutos de 2007 (50 vídeos nacionais), além de uma mostra internacional (com vídeos de mais de dez países) e uma retrospectiva nacional com alguns dos melhores trabalhos dos 16 anos do festival.
O Planeta também sediará um fórum com curadores de festivais do minuto de sete países (além do Brasil) para discutir o formato de curtíssima duração e a criação de uma rede internacional de festivais do gênero.
Como o público poderá comprovar, boas idéias podem, sim, caber em breves 60 segundos -e esse tempo também pode ser uma eternidade quando não se tem nada a dizer.
No primeiro caso, estão os dois vídeos de futebol (um tema recorrente) citados acima: "Kadooregel", do holandês Tammuz Binshtock, mostra uma partida do campeonato inglês editada de modo a apagar a bola, o que dá à disputa ares de balé acelerado.
Já "Footmobile", do acreano Rui Avelans Coelho, é ainda mais bem sacado: a "bola" é um celular com a câmera ligada, o que põe a visão do espectador na triste perspectiva do objeto.

Microdocumentários
Com uma boa idéia na cabeça e qualquer tipo de câmera na mão, é possível fazer até microdocumentários, como o ótimo "Nenhuma Recordação", de Ricardo Targino (RJ), sobre uma senhora e suas marionetes.
Outro microdocumentário interessante é "Mercedes Benz", de Su Tomesen, que mostra como a Albânia é, aparentemente, dominada por velhas Mercedes. Diversos dos filmetes se valem do humor, como "Aniversário de Pobre", de Washington Carvalho (SP), e "Ato Falho", de Diogo Gomes e Marcos Vinícius (GO). Alguns até acrescentam à piada referências cinematográficas, como o tosco (mas inteligente) "De Volta para o Fusquinha", de Carlos Eduardo Scheffer (PR), que vai de Ed Wood a "De Volta para o Futuro".

Histórico
O Festival do Minuto, que tem curadoria do cineasta Marcelo Masagão, foi criado em 1991 e se tornou permanente e on-line em setembro passado, no site www.festivaldominuto.com.br (onde também está a programação completa do Planeta). O evento passou a ter temas e premiações mensais que já somam R$ 40 mil. Também foi criada a categoria Nanominutos, para vídeos de até dez segundos de duração.


PLANETA MINUTO
Quando:
de hoje a dom. (9/12)
Onde: Cine Olido (av. São João, 475, São Paulo, tel. 0/xx/11/3331-8399), MIS (av. Europa, 158, São Paulo, tel. 0/ xx/11/3062-9197) e Oi Futuro (r. Dois de Dezembro, 63, Rio, tel. 0/ xx/ 21/3131-3060)
Quanto: grátis


Texto Anterior: Cecilia Giannetti: As "casualidades" que o PAC não vê
Próximo Texto: Parlapatões levam ao palco espetáculo com 50 peças inéditas de 60 segundos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.