São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

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Se meu fusca falasse

O livro "A Verdadeira História do Fusca" revela como Hitler tomou o projeto de um engenheiro judeu para construir um dos maiores sucessos da era nazista

MARCOS FLAMÍNIO PERES
DE SÃO PAULO

Era feinho, desconfortável e barulhento. Tinha fama de não deixar ninguém na mão, mas, já em seus últimos suspiros no Brasil, em 1996, era carro de pobre, suburbano ou nostálgico.
E, no entanto, o Fusca representou a maior revolução da história da indústria automobilística. A novidade, agora revelada em livro que sai no Brasil, é que sua concepção, seu design e o próprio conceito de "Volkswagen" (ou, traduzindo, carro do povo) foram criados por um engenheiro judeu -Josef Ganz- e, posteriormente, apropriados por Adolf Hitler.
A narrativa rocambolesca sobre aquele que se tornaria o automóvel mais vendido do planeta está contada em "A Verdadeira História do Fusca", do jornalista holandês Paul Schilperoord.
Adaptado para a produção em série por Ferdinand Porsche em 1938, o "KdF-Wagen" (era esse seu batismo de fábrica) se tornaria, juntamente com as auto-estradas ("Autobahns"), um dos maiores orgulhos do regime nazista (1933-45).
Apaixonado pelo carro "desde criança", Schilperoord explica na entrevista a seguir como Ganz criou o conceito de carro pequeno, seguro, econômico e barato ("deveria custar o mesmo que uma motocicleta").
Mas também lamenta que Ferdinand Porsche tenha se imortalizado como o inventor do Fusca, enquanto Josef Ganz, perseguido pela Gestapo (a polícia secreta), tenha caído no esquecimento.

 


Folha - Qual a importância do Maikäfer, o primeiro protótipo de carro pequeno desenvolvido por Ganz, para a indústria automobilística?
Paul Schilperoord
- Com esse projeto, de 1931, e o anterior (o Ardie-Ganz, de 1930), demonstrou ser possível construir um carro leve, pequeno e com estabilidade e dirigibilidade excelentes.
Antes dele, a maior parte dos engenheiros acreditava que um carro precisaria ser grande e pesado para apresentar boa estabilidade.
O Maikäfer também dispunha de suspensão totalmente independente -coisa de que nenhum carro dispunha até então, nem mesmo os maiores e mais luxuosos-, baixo centro de gravidade, linhas curvas etc.
Ganz iniciou uma revolução no design automotivo ao dar início a um novo modo de pensar carros -e o mais famoso a emergir desse novo conceito foi o Fusca.


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