São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Para autor, sem Hitler não haveria Fusca Engenheiro Josef Ganz reconheceu em vida que ditador viabilizou seu projeto de carro popular, diz jornalista Holandês também afirma que o automóvel inspira revival na indústria automotiva, como o indiano Nano DE SÃO PAULO Paul Schilperoord diz que Josef Ganz reconhecia que, sem o entusiasmo de Adolf Hitler, dificilmente o Fusca teria sido produzido em massa -objetivo maior de Ganz. Também afirma que o Fusca inspira hoje um revival na indústria automobilística. (MARCOS FLAMÍNIO PERES) Folha - É possível afirmar com absoluta certeza que Ferdinand Porsche tomou de Josef Ganz os créditos pela invenção do Fusca? Paul Schilperoord - Sim. Porsche foi creditado como o designer do Fusca, mas o conceito do carro vem inteiramente de Ganz. Até os nomes Volkswagen e Fusca foi ele quem inventou! Em minha opinião, Josef Ganz deveria ser creditado pelo conceito de "carro do povo", por ter construído os primeiros protótipos e também por haver promovido essas novas ideias, ao longo de vários anos, na revista que dirigia, a "Motor Kritik". Já Porsche deveria ser creditado por liderar a equipe de designers que desenvolveu o Volkswagen Fusca para a linha de produção. Ferdinand Porsche poderia ter construído um Volkswagen sozinho, sem as ideias e os projetos de Ganz? Porsche era sem dúvida um excelente engenheiro, capaz de desenvolver carros muito bons. Mas era, antes de tudo, um homem de carros esportivos e de corrida. Sem Ganz para criar seu design, construir e promover os primeiros protótipos, Porsche nunca teria se envolvido no projeto. Qual foi a reação de Ganz ao ver o Fusca de Porsche? Ficou contente, mas ele era da opinião de que aquele era basicamente seu projeto, embora Porsche o tivesse adaptado para a produção em massa. Disse que, sem Hitler, o Maikäfer provavelmente nunca teria sido produzido em escala tão grande. Tanto Hitler quanto Ganz eram fascinados pelo desenvolvimento tecnológico? Sim. Hitler sempre foi um entusiasta de carros grandes e sempre se mostrou muito favorável ao desenvolvimento de carros modernos e de autoestradas. Também estimulou muito a criação de carros de corrida e subsidiou com milhões de marcos o sindicato das montadoras e a Mercedes-Benz. Como a montadora Volkswagen reagiu quando veio à tona a história de Ganz? Ela propôs algum tipo de reparação a seus parentes? Entrei em contato com a companhia, que se mostrou interessada em minha pesquisa. Mas seus dirigentes estavam muito céticos. Disseram que havia muitas pessoas projetando carros pequenos nos anos 1930 e que Ganz era apenas um deles. Ganz chegou a receber algum dinheiro do governo alemão após a Segunda Guerra, mas acho difícil que seus parentes consigam algum tipo de reparação. O mais importante é que o governo o reconheça como o inventor do Fusca. O Fusca ainda tem um papel a exercer no design contemporâneo? Que carros atuais são influenciados por ele? O conceito de carro pequeno com boa estabilidade nunca irá morrer. E as pessoas ainda adoram o formato do Fusca -claro que foi essa a razão por que a Volkswagen criou o New Beetle! Automóveis com motor traseiro quase desapareceram, mas, aos poucos, estão retornando. É o caso, por exemplo, do Nano, que é muito parecido com o conceito de Ganz -e também por ser pequeno e barato [ele é anunciado pela montadora indiana Tata como "o carro mais barato do mundo"]. O que pensa do New Beetle? Acho o conceito do primeiro Fusca melhor, antes de ter sido adaptado para a produção em massa. Haverá uma nova Detroit [capital histórica da indústria automobilística dos EUA]? Duvido, pois, com a globalização, as plantas industriais estão sempre se mudando para diferentes lugares, dependendo da combinação de custo da mão de obra, facilidade de produção e mercado consumidor. A VERDADEIRA HISTÓRIA DO FUSCA AUTOR Paul Schilperoord TRADUÇÃO Juliana Moura Bueno EDITORA Alaúde QUANTO R$ 49,90 (344 págs.) AVALIAÇÃO bom Texto Anterior: Se meu fusca falasse Próximo Texto: Frases Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |