São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para autor, sem Hitler não haveria Fusca

Engenheiro Josef Ganz reconheceu em vida que ditador viabilizou seu projeto de carro popular, diz jornalista

Holandês também afirma que o automóvel inspira revival na indústria automotiva, como o indiano Nano

DE SÃO PAULO

Paul Schilperoord diz que Josef Ganz reconhecia que, sem o entusiasmo de Adolf Hitler, dificilmente o Fusca teria sido produzido em massa -objetivo maior de Ganz. Também afirma que o Fusca inspira hoje um revival na indústria automobilística.
(MARCOS FLAMÍNIO PERES)

 


Folha - É possível afirmar com absoluta certeza que Ferdinand Porsche tomou de Josef Ganz os créditos pela invenção do Fusca?
Paul Schilperoord -
Sim. Porsche foi creditado como o designer do Fusca, mas o conceito do carro vem inteiramente de Ganz. Até os nomes Volkswagen e Fusca foi ele quem inventou! Em minha opinião, Josef Ganz deveria ser creditado pelo conceito de "carro do povo", por ter construído os primeiros protótipos e também por haver promovido essas novas ideias, ao longo de vários anos, na revista que dirigia, a "Motor Kritik". Já Porsche deveria ser creditado por liderar a equipe de designers que desenvolveu o Volkswagen Fusca para a linha de produção.

Ferdinand Porsche poderia ter construído um Volkswagen sozinho, sem as ideias e os projetos de Ganz?
Porsche era sem dúvida um excelente engenheiro, capaz de desenvolver carros muito bons. Mas era, antes de tudo, um homem de carros esportivos e de corrida. Sem Ganz para criar seu design, construir e promover os primeiros protótipos, Porsche nunca teria se envolvido no projeto.

Qual foi a reação de Ganz ao ver o Fusca de Porsche?
Ficou contente, mas ele era da opinião de que aquele era basicamente seu projeto, embora Porsche o tivesse adaptado para a produção em massa. Disse que, sem Hitler, o Maikäfer provavelmente nunca teria sido produzido em escala tão grande.

Tanto Hitler quanto Ganz eram fascinados pelo desenvolvimento tecnológico?
Sim. Hitler sempre foi um entusiasta de carros grandes e sempre se mostrou muito favorável ao desenvolvimento de carros modernos e de autoestradas. Também estimulou muito a criação de carros de corrida e subsidiou com milhões de marcos o sindicato das montadoras e a Mercedes-Benz.

Como a montadora Volkswagen reagiu quando veio à tona a história de Ganz? Ela propôs algum tipo de reparação a seus parentes? Entrei em contato com a companhia, que se mostrou interessada em minha pesquisa. Mas seus dirigentes estavam muito céticos. Disseram que havia muitas pessoas projetando carros pequenos nos anos 1930 e que Ganz era apenas um deles. Ganz chegou a receber algum dinheiro do governo alemão após a Segunda Guerra, mas acho difícil que seus parentes consigam algum tipo de reparação. O mais importante é que o governo o reconheça como o inventor do Fusca.

O Fusca ainda tem um papel a exercer no design contemporâneo? Que carros atuais são influenciados por ele?
O conceito de carro pequeno com boa estabilidade nunca irá morrer. E as pessoas ainda adoram o formato do Fusca -claro que foi essa a razão por que a Volkswagen criou o New Beetle! Automóveis com motor traseiro quase desapareceram, mas, aos poucos, estão retornando. É o caso, por exemplo, do Nano, que é muito parecido com o conceito de Ganz -e também por ser pequeno e barato [ele é anunciado pela montadora indiana Tata como "o carro mais barato do mundo"].

O que pensa do New Beetle?
Acho o conceito do primeiro Fusca melhor, antes de ter sido adaptado para a produção em massa.

Haverá uma nova Detroit [capital histórica da indústria automobilística dos EUA]?
Duvido, pois, com a globalização, as plantas industriais estão sempre se mudando para diferentes lugares, dependendo da combinação de custo da mão de obra, facilidade de produção e mercado consumidor.

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO FUSCA

AUTOR Paul Schilperoord
TRADUÇÃO Juliana Moura Bueno
EDITORA Alaúde
QUANTO R$ 49,90 (344 págs.)
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Se meu fusca falasse
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.