São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trio narra história pernambucana em HQ

Livro traz a biografia de protagonistas da revolta que terminou com a expulsão dos holandeses do país

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um povo deve conhecer sua história: seus personagens, sua cultura. Com isso em mente, um trio de artistas pernambucanos está lançando "Heróis da Restauração Pernambucana", HQ que traz a biografia de quatro protagonistas da revolução que culminou com a expulsão dos invasores holandeses de Pernambuco em 1654.
"A Restauração Pernambucana é um tema pouco explorado", diz Roberta Cirne, coautora da HQ, ao explicar a escolha do tema. "Os livros da história de Pernambuco são raros. Há uma necessidade de novos livros, para que as pessoas tenham acesso à história." Roberta Cirne dividiu com Danielle Jaimes a responsabilidade pelas ilustrações e cores da HQ, que tem quatro capítulos, sendo cada um deles uma biografia: as vidas de Henrique Dias, João Fernandes Vieira, Antonio Filipe Camarão e Antonio Dias Cardoso foram as escolhidas para representar o período da Restauração. O roteiro ficou com o mestre em sociologia Amaro Braga, que se baseou nas quatro biografias escritas pelo historiador recifense José Antônio Gonsalves de Mello (1916-2002).
"Eram muitas informações, e nós tínhamos apenas um álbum para contar tudo. Pode ser que haja outro depois, mas, em princípio, era um tiro único, e havia muito para passar", diz Roberta.
A maior dificuldade na criação de "Heróis da Restauração..." foi a falta de documentação do período holandês em Pernambuco. "Não existe arquivo dizendo que Henrique Dias era dessa maneira ou Antonio Camarão daquela outra", diz Danielle Jaimes. "Nós pegamos referências que já existiam e criamos rostos para os personagens. Ninguém sabe como eles eram de fato."
O trio formado por Amaro, Danielle e Roberta já havia trabalhado junto em "Passos Perdidos, História Desenhada - A Presença Judaica em Pernambuco", série em quatro volumes criada e lançada entre 2006 e 2007. Como no caso atual, tratava-se de uma adaptação de obra acadêmica que aborda a história pernambucana.
"Livros técnicos e de história são, às vezes, muito densos", pondera Danielle, sobre aproveitar as HQs para contar história. "Os quadrinhos, com suas imagens e diálogos, deixam a leitura mais leve."
Enquanto lança "Heróis da Restauração...", o trio já planeja o próximo trabalho, que também utilizará os quadrinhos para abordar a cultura nacional -desta vez, sobre os negros no Nordeste brasileiro.

HERÓIS DA RESTAURAÇÃO PERNAMBUCANA
Autores: Amaro Braga, Danielle Jaimes e Roberta Cirne
Editora: Publikimagem
Quanto: R$ 15 (92 páginas)



Texto Anterior: Crítica: "Paranoid Park" respeita vulcões da juventude
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: Vertigem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.