São Paulo, sábado, 05 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mafiosos tomam conta de livros editados no Brasil

Publicação de textos sobre organizações criminosas cresce no país

Mercado para títulos estrangeiros que abordam o tema se expande devido à demanda de leitores

GUILHERME BRENDLER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Livros sobre máfia se tornaram um filão para o mercado brasileiro. Sucesso garantido de vendas, editores dizem receber pilhas de originais sobre o tema.
"Máfia - Padrinhos, Pizzarias e Falsos Padres", da jornalista alemã Petra Reski, já mostra bons resultados. Segundo a editora da Tinta Negra, Michelle Strzoda, a tiragem inicial de 4.000 exemplares está quase esgotada.
Ela diz que, por conta da publicação do livro em janeiro, até hoje já recebeu mais de dez originais sobre máfia.
Fora de circulação há quase 40 anos, "Honras teu Pai", do jornalista americano Gay Talese, será reeditado. Dia 25 deste mês, a Companhia das Letras relança o livro que aborda a ascensão e a queda de um dos cinco principais clãs da Cosa Nostra em Nova York, os Bonnanno.
"Máfia é um tema que tem um ótimo mercado", afirma Rosemary Alves, da Bertrand Brasil. A editora lançou o polêmico "Gomorra", do escritor italiano Roberto Saviano, livro que abriu caminhos para uma leva de textos sobre o tema. ""Gomorra" já vendeu mais de 60 mil exemplares, um grande êxito para livros de não ficção", conta ela.
"Mais Escuro que a Meia-Noite", trabalho de ficção do também italiano Salvo Sottile, foi lançado em janeiro e traz boas expectativas de vendas para a Bertrand. A Larousse também espera ter sucesso com livros sobre o tema. "Os Últimos Mafiosos", editado em dezembro do ano passado, foi escrito pelo britânico John Follain. O ex-correspondente do jornal "Sunday Times" no Vaticano baseia-se me documentos e depoimentos na Justiça para relatar as ações de um dos mais poderosos clãs da Máfia, os Corleonesi.

LANÇAMENTOS
Roberto Saviano tem mais um livro publicado no Brasil. Depois de "O Contrário da Morte", a Bertrand lança "A Beleza e o Inferno", que estará nas livrarias a partir do dia 15 deste mês.
Um dos melhores textos do livro de Saviano é o preâmbulo da edição italiana de um livro da jornalista russa Anna Politkovskaia (1958-2006), escritora ainda não publicada no Brasil.
No prefácio da obra, Saviano faz uma homenagem a Anna e a outros escritores intimidados ou mortos por terem relatado o que viram e o que apuraram.
Anna foi executada com quatro tiros dentro do seu próprio prédio no dia do aniversário do então presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo Saviano, a morte de Anna parece ter sido um presente ao político.
Outros dois títulos serão lançados em 2011 pela Bertrand. O primeiro é "Máfia Export", de Francesco Forgione. A editora espera lançá-lo em agosto, na Bienal do Livro. O autor mapeou a estrutura dos clãs mafiosos ao redor do mundo. Segundo ele, organizações como Cosa Nostra, "Ndrangheta e Camorra atuam no Rio de Janeiro, em Brasília e no Ceará.
O outro lançamento é "Catturandi", do anônimo L.M.D, um oficial da "Squadra Catturandi", a polícia especial italiana anitmáfia. A editora espera lançar o trabalho até o final deste ano.


Texto Anterior: O méxico de Rulfo
Próximo Texto: "A máfia não é problema só da Itália", afirma escritora alemã
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.