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FILMES
TV PAGA
Fellini essencial está em "Abismo de um Sonho"
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
É estranho como os primeiros filmes conseguem por vezes captar o presente e o futuro de
seus autores. Por exemplo, todo
Fellini está em "Abismo de um
Sonho", de 1952.
E o que há ali? Há, já, a paixão do
espetáculo, representado no caso
pelas fotonovelas. E com o espetáculo vem a fantasia, aquela que as
garotas desenvolvem por um galã
que idolatram.
Mas estamos em 1952, e Fellini
deve prestar seu tributo à realidade, dando uma coloração social a
toda a história. Nessa direção temos o Fellini que se aproxima de
Chaplin, isto é, que vislumbra a
questão social, mas de uma maneira um tanto superficial.
Na verdade, esse aspecto social
sobreviverá por muitos anos em
Fellini, mas será sempre um tanto
lateral, ainda que não raro empenhasse sua mulher, Giulietta Masina, nos melhores papéis chaplinianos que criou.
O espetáculo era a paixão mais
autêntica do cineasta de Rimini. O
espetáculo, isto é, essa capacidade
que certas coisas possuem de
atrair a atenção das pessoas. Uma
atração em si, sem princípio e sem
fim, mas vinculada à infância. Ela
está no xeque de fotonovela de
"Abismo de um Sonho".
O que Fellini diria de nosso século 21? O que ele diria dessas revistas de celebridades -essa coisa tão circense? O que diria ele,
enfim, dessa sociedade que faz do
espetáculo o seu fundamento?
Ele, discípulo de Rossellini, que
detestava o mundo do espetáculo,
enquanto Federico o venerava?
"O Abismo de um Sonho" não é
certamente o melhor Fellini. Mas
é um filme que de certa forma
contém todo Fellini: engraçado e
triste, doce e amargo, moralista,
inquieto. E, em qualquer circunstância, dotado de um talento invejável.
O Abismo de um Sonho
Quando: hoje, às 12h, no Eurochannel
TV ABERTA
Magia transforma vida familiar em "Mary Poppins"
Um Maluco no Exército
SBT, 14h15.
(In the Army Now). EUA, 1994, 92 min.
Direção: Daniel Petrie Jr. Com Pauly
Shorb. Pacifista entra para escola militar
com o objetivo de passar imediatamente
para a reserva e, com isso, receber
pensão do Estado. Os problemas
começam, e a vida boa termina, quando
surge no horizonte uma guerra fora de
programa. Comédia que se apóia em
instituição desconhecida entre nós.
Um Visto para o Céu
SBT, 16h30.
(Defending Your Life). EUA,1991, 112
min. Direção: Albert Brooks. Com Meryl
Streep. No céu, enquanto espera o
julgamento divino, publicitário recém-finado se apaixona por mulher que tem
um julgamento bem menos turbulento
que o dele.
Águia de Aço
Globo, 16h15.
(Iron Eagle). EUA, 1986, 116 min. Direção:
Sidney J. Furie. Com Louis Gossett Jr..
Piloto convocado por um jovem a
libertar o pai, feito prisioneiro no Oriente
Médio. A série explora o antagonismo
entre EUA e países árabes à base de
aviões, mas de maneira baixa.
A Vingança de um Kickboxer
Record, 22h05.
(Bloodfist 4 - Die Trying). EUA, 1992, 85
min. Direção: Paul Ziller. Com Don
Wilson. A série, que começou em 1989
com produção de Roger Corman e
sempre com Don "The Dragon" Wilson
no papel principal, chega ao seu quarto
exemplar, tido como o mais fraco. Aqui,
perito em artes marciais enfrenta a CIA, o
FBI e um cartel internacional de tráfico
de armas, a fim de reencontrar a irmã,
que foi seqüestrada.
Roubos e Trapaças
SBT, 23h15.
(Chain of Fools). EUA, 2000, 94 min.
Direção: Traktor. Com Steve Zahn.
Barbeiro na pior descobre preciosas
moedas chinesas. Parece que é a solução
de seus problemas. Mas há uma dúzia de
pessoas atrás do tesouro. A curiosidade
do filme é que Traktor não é nem o
pseudônimo de alguém, mas de uma
equipe com cinco diretores e dois
produtores suecos.
Alvo Terrorista
SBT, 1h45.
(Patriots). EUA, 1994, 83 min. Direção:
Frank Kerr. Com Linda Amendola, Mark
Newell. Jovem de Boston aceita proposta
de amigo ativista do IRA e vai para a
Irlanda. Os demais integrantes do grupo,
no entanto, a têm por altamente
suspeita. E suspeitos com o IRA estão, em
geral, fritos.
Emmanuelle, uma Lição de Amor
Bandeirantes, 2h30.
(Emmanuelle, a Lesson in Love). 1994, 95
min. Direção: David Cove. Com Krista
Allen, Paul Michael Robinson. Após
seduzir mais ou menos todos os
terráqueos à sua volta, em incontáveis
filmes, Emmanuelle (Allen) agora
dedica-se a extraterrestres dispostos a
aprender com ela sobre o amor, apesar
das ordens terminantes, vindas de seu
chefe, de que entre humanos e eles não
deveria haver paixão.
Mary Poppins
SBT, 2h45.
(Mary Poppins). EUA, 1964, 140 min.
Direção: Julie Andrews, Dick van Dyke,
Glynis Johns. Mary Poppins (Andrews)
está para a fantasia como a noviça
rebelde (Andrews) está para a vida mais
ou menos real: é o espaço de magia que
se manifesta a partir de uma estranha
(babá, no caso) que transforma a
existência familiar. A calhar. Só para São
Paulo.
O Justiceiro
Globo, 3h40.
(The Punisher). EUA/Austrália, 1989, 92
min. Direção: Mark Goldblatt. Com Dolph
Lundgren, Louis Gossett Jr. Policial
(Lundgren) que tem a mulher e o filho
assassinados persegue sem
complacência os mafiosos responsáveis
pelo ocorrido. O filme é baseado em
personagem de HQ.
(IA)
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