São Paulo, sábado, 05 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Fellini essencial está em "Abismo de um Sonho"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É estranho como os primeiros filmes conseguem por vezes captar o presente e o futuro de seus autores. Por exemplo, todo Fellini está em "Abismo de um Sonho", de 1952.
E o que há ali? Há, já, a paixão do espetáculo, representado no caso pelas fotonovelas. E com o espetáculo vem a fantasia, aquela que as garotas desenvolvem por um galã que idolatram.
Mas estamos em 1952, e Fellini deve prestar seu tributo à realidade, dando uma coloração social a toda a história. Nessa direção temos o Fellini que se aproxima de Chaplin, isto é, que vislumbra a questão social, mas de uma maneira um tanto superficial.
Na verdade, esse aspecto social sobreviverá por muitos anos em Fellini, mas será sempre um tanto lateral, ainda que não raro empenhasse sua mulher, Giulietta Masina, nos melhores papéis chaplinianos que criou.
O espetáculo era a paixão mais autêntica do cineasta de Rimini. O espetáculo, isto é, essa capacidade que certas coisas possuem de atrair a atenção das pessoas. Uma atração em si, sem princípio e sem fim, mas vinculada à infância. Ela está no xeque de fotonovela de "Abismo de um Sonho".
O que Fellini diria de nosso século 21? O que ele diria dessas revistas de celebridades -essa coisa tão circense? O que diria ele, enfim, dessa sociedade que faz do espetáculo o seu fundamento? Ele, discípulo de Rossellini, que detestava o mundo do espetáculo, enquanto Federico o venerava?
"O Abismo de um Sonho" não é certamente o melhor Fellini. Mas é um filme que de certa forma contém todo Fellini: engraçado e triste, doce e amargo, moralista, inquieto. E, em qualquer circunstância, dotado de um talento invejável.


O Abismo de um Sonho
Quando:
hoje, às 12h, no Eurochannel


TV ABERTA

Magia transforma vida familiar em "Mary Poppins"

Um Maluco no Exército
SBT, 14h15.
(In the Army Now). EUA, 1994, 92 min. Direção: Daniel Petrie Jr. Com Pauly Shorb. Pacifista entra para escola militar com o objetivo de passar imediatamente para a reserva e, com isso, receber pensão do Estado. Os problemas começam, e a vida boa termina, quando surge no horizonte uma guerra fora de programa. Comédia que se apóia em instituição desconhecida entre nós.

Um Visto para o Céu
SBT, 16h30.
(Defending Your Life). EUA,1991, 112 min. Direção: Albert Brooks. Com Meryl Streep. No céu, enquanto espera o julgamento divino, publicitário recém-finado se apaixona por mulher que tem um julgamento bem menos turbulento que o dele.

Águia de Aço
Globo, 16h15.
(Iron Eagle). EUA, 1986, 116 min. Direção: Sidney J. Furie. Com Louis Gossett Jr.. Piloto convocado por um jovem a libertar o pai, feito prisioneiro no Oriente Médio. A série explora o antagonismo entre EUA e países árabes à base de aviões, mas de maneira baixa.

A Vingança de um Kickboxer
Record, 22h05.
(Bloodfist 4 - Die Trying). EUA, 1992, 85 min. Direção: Paul Ziller. Com Don Wilson. A série, que começou em 1989 com produção de Roger Corman e sempre com Don "The Dragon" Wilson no papel principal, chega ao seu quarto exemplar, tido como o mais fraco. Aqui, perito em artes marciais enfrenta a CIA, o FBI e um cartel internacional de tráfico de armas, a fim de reencontrar a irmã, que foi seqüestrada.

Roubos e Trapaças
SBT, 23h15.
(Chain of Fools). EUA, 2000, 94 min. Direção: Traktor. Com Steve Zahn. Barbeiro na pior descobre preciosas moedas chinesas. Parece que é a solução de seus problemas. Mas há uma dúzia de pessoas atrás do tesouro. A curiosidade do filme é que Traktor não é nem o pseudônimo de alguém, mas de uma equipe com cinco diretores e dois produtores suecos.

Alvo Terrorista
SBT, 1h45.
(Patriots). EUA, 1994, 83 min. Direção: Frank Kerr. Com Linda Amendola, Mark Newell. Jovem de Boston aceita proposta de amigo ativista do IRA e vai para a Irlanda. Os demais integrantes do grupo, no entanto, a têm por altamente suspeita. E suspeitos com o IRA estão, em geral, fritos.

Emmanuelle, uma Lição de Amor
Bandeirantes, 2h30.
(Emmanuelle, a Lesson in Love). 1994, 95 min. Direção: David Cove. Com Krista Allen, Paul Michael Robinson. Após seduzir mais ou menos todos os terráqueos à sua volta, em incontáveis filmes, Emmanuelle (Allen) agora dedica-se a extraterrestres dispostos a aprender com ela sobre o amor, apesar das ordens terminantes, vindas de seu chefe, de que entre humanos e eles não deveria haver paixão.

Mary Poppins
SBT, 2h45.
(Mary Poppins). EUA, 1964, 140 min. Direção: Julie Andrews, Dick van Dyke, Glynis Johns. Mary Poppins (Andrews) está para a fantasia como a noviça rebelde (Andrews) está para a vida mais ou menos real: é o espaço de magia que se manifesta a partir de uma estranha (babá, no caso) que transforma a existência familiar. A calhar. Só para São Paulo.

O Justiceiro
Globo, 3h40.
(The Punisher). EUA/Austrália, 1989, 92 min. Direção: Mark Goldblatt. Com Dolph Lundgren, Louis Gossett Jr. Policial (Lundgren) que tem a mulher e o filho assassinados persegue sem complacência os mafiosos responsáveis pelo ocorrido. O filme é baseado em personagem de HQ. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Exclusivo! Morena do Chico é o Toquinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.