São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Crepúsculo de um gênero

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A existência dos gêneros por vezes é determinada muito mais por razões industriais do que por outra coisa. É o caso das superproduções.
Esses épicos surgiram essencialmente para combater a influência da TV, da qual se diferenciavam seja pela tela gigantesca, seja pela produção idem. O problema é que cada superprodução tinha, no fundo, de ser maior do que a outra -o que já fazia prever o desastre econômico para qualquer momento.
Exemplo da ambição que tomou conta do gênero é "A Bíblia" (Telecine Classic, 22h). Já não bastava dar ao filme o nome de um episódio (é essencialmente no início de tudo que se detém a obra): era preciso abarcar toda a obra. Como na história da Torre de Babel, afundou este filme de 1996. E afundou o gênero.

TV ABERTA

Abraão
SBT, 14h45.
(Abraham). EUA, 94, 175 min. Direção: Joseph Sargent. Com Richard Harris, Barbara Hershey, Vittorio Gassman, Maximilian Schell. A vida do patriarca Abraão, seu deslocamento para Canaã com a família, a mando de Deus, e mais tarde a célebre prova a que Deus o submete, quando lhe ordena matar seu filho. Feito para TV por bom um artesão, com um elenco divino.

O Pestinha
Globo, 16h05.
(Problem Child). EUA, 90, 91 min. Direção: Dennis Dugan. Com John Ritter, Jack Warden. Casal sem filhos adota um. Ele é endemoniado, o que se espera. Mas não faz rir, o que no caso é problemático.

Gladiador
Globo, 22h20.
(Gladiator). EUA, 00, 155 min. Direção: Ridley Scott. Com Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Richard Harris. Com a morte do imperador romano Marco Aurélio, seu filho Comodus passa a perna no general Maximus -apontado pelo César como seu sucessor- e manda matá-lo. Maximus escapa, torna-se gladiador e busca se vingar. Outro mal-entendido do Oscar, num filme com muita firula -ao gosto dos tempos, aliás.

Doping
SBT, 1h25.
(Rebond: The Legend of Earl "The Goat" Manigault). EUA, 96, 120 min. Direção: Eriq la Salle. Com Don Cheadle, Forrest Whitaker. Biografia de Earl Manigault, feita para a TV.

Intercine
Globo, 3h05.
"Shame 2 - O Segredo" (1995, de Dan Lerner, com Amanda Donohue, Kay Lenz) é o filme que a emissora exibe abrindo a semana. De segunda a sexta, para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012.

Subindo por Onde se Desce
SBT, 3h10.
(Up the Down Staircase). EUA, 67. Direção: Robert Mulligan. Com Sandy Dennis, Patrick Bedford. Professora de literatura começa seu novo trabalho com o pé esquerdo: subindo pela escada por onde os alunos devem descer. Depois entenderá a extensão da metáfora: terá de lutar para ensinar aos diabretes as delícias da literatura. Belo. (IA)


Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Cresce o domínio da TV; Globo quer 3,6 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.