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CRÍTICA
Tchau, MPB individualista
DO ENVIADO AO RIO
Não chega a ser novidade um
encontro entre o compenetrado Ney Matogrosso e os festivos Pedro Luís e A Parede. Os rapazes sempre tiveram o apoio do
roqueiro tropicalista rebelde andrógino dos anos 70 -Ney participou do disco de estréia da Plap,
gravou canções de Pedro Luís, falou bem dos pupilos por aí.
Para a banda, que demorou para conseguir se inserir no pop nacional e tem três álbuns incisivos
em seu breve histórico, o encontro chega até a ser um perigo.
Em compensação, a soma de talentos díspares vem sendo um
dos poucos sopros de ar num ambiente musical abafado. Iniciativas como a de "Vagabundo" determinam concessões a seus participantes, mas derrubam paredes
de uma MPB que ficou seca, apática, individualista demais.
Os autores "malditos" selecionados para "Vagabundo" são seu
maior trunfo. Poesia pop transborda da voz acalmada de Ney,
especialmente quando canta
mansidões tensas como "Tempo
Afora" e "Finalmente". Pop combativo exala da batucada da Plap,
particularmente às marteladas
ácidas de "Jesus" e "Interesse".
A Parede se faz ponte entre a audácia dos anos 70 e a pertinácia
dos 2000. E o disco flutua ao redor
da releitura mais ou menos brilhante de "Assim Assado" (73).
Ney vê nela um libelo disfarçado
contra a ditadura -"fala da relação entre a polícia e as pessoas, tinha conteúdo político na época".
Nega um subtexto sexual, aquele que tem feito "Assim Assado"
divertir pistas de dança atuais
-de um embate entre o cidadão
e o guarda no parque, uma coisa
assim meio George Michael.
Cruzam-se na linha do tempo a
transgressão solta (mas negada)
do antes de Ney e o hedonismo
contido (mas afirmado) do agora
da Parede. Experimental, "Vagabundo" ainda é o meio-termo.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)
Vagabundo
Artistas: Ney Matogrosso & Pedro Luís e A Parede
Lançamento: Universal/Som Livre
Quanto: R$ 30, em média
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