São Paulo, sexta-feira, 05 de maio de 2006

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DVD

Primeiro longa da série ganha edição especial

CRÍTICO DA FOLHA

Em busca do consumidor, esteja ele onde estiver: a estréia de "Missão: Impossível 3" nos cinemas nesta semana coincide com o lançamento da edição especial em DVD do primeiro longa-metragem da franquia. São dois discos, um deles dedicado exclusivamente aos extras.
Não era fácil a tarefa de adaptar para cinema o seriado de TV dos anos 60, mas o filme dirigido por Brian de Palma (que já havia passado por experiência semelhante, com excelente resultado, em "Os Intocáveis") resolve o problema satisfatoriamente.
Elementos charmosos do original foram sacrificados em nome da atualização (a Guerra Fria, por exemplo, já não existia) e, principalmente, da transformação do produto em veículo para consolidar Tom Cruise como astro internacional do cinema de ação.
Se alguém ainda não havia se dado conta dessa operação, os extras tratam de explicar. Boa parte do material se dedica a fazer, direta ou indiretamente, a apologia de Cruise como produtor visionário (teria sido dele a idéia de desengavetar o seriado na Paramount) e ator carismático que dispensa dublês, inclusive em cenas consideradas perigosas.
Sua sócia, a produtora Paula Wagner, é uma das que reforçam o culto em depoimentos, mas os entrevistados (incluindo Cruise) jogam confetes também sobre o trabalho de equipe e sobre a importante (e distinta) contribuição dada aos projetos por De Palma, John Woo e J. J. Abrams, que adianta um pouco da concepção adotada para o terceiro longa-metragem. (SR)
Missão Impossível
   
Direção: Brian de Palma Distribuidora: Paramount (R$ 30, em média)


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