São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2008

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Brasileiros com vídeos mais famosos vão ganhar por isso

DA REPORTAGEM LOCAL

Os internautas brasileiros que mais têm conteúdo acessado no YouTube devem começar, nos próximos meses, a vislumbrar um retorno financeiro por vídeos postados no site.
"Há pessoas que ficaram famosas no YouTube. Temos critérios para saber quando vale a pena a parceria para receita compartilhada [parcela de ganhos por anúncio] e já fizemos alguns contatos que terão resultados muito em breve", diz a diretora de marketing do Google no Brasil, Patrícia Pflaeging.
O sistema será similar ao já usado em canais como o americano LonelyGirl15, em que o anúncio aparece ao lado do vídeo quando alguém clica nele.
A versão nacional do site (br.youtube.com) foi lançada em junho de 2007, junto com versões de mais oito países. Foi a resposta do YouTube ao fato de o Brasil ser "um dos países top" em acessos (como em quase tudo o que diz respeito à página, números não são divulgados). "Queremos pôr o país no radar global, estimular o conteúdo local em parcerias com empresas, artistas e usuários."
A participação brasileira acontece espontaneamente -caso de "Laços", que venceu o concurso internacional de curtas Project Direct-, mas é também estimulada, com a criação de canais, por exemplo.
Alguns canais de empresas, como o da Globo, entraram no ar junto com a versão nacional. Com artistas, a primeira grande parceria foi lançada em janeiro, com Gilberto Gil (www.youtube.com/gilbertogil).
"O Gil tem relação genuína com a rede, então foi orgânico. Sem pedirmos nada, pôs músicas inéditas no site e pediu na Europa para o público mandar vídeos de shows", diz Pflaeging. O canal do Capital Inicial será o próximo. (RC)


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