São Paulo, quinta-feira, 05 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projeto prevê para 2013 mostra de dramaturgia internacional

DE SÃO PAULO

Borghi e Seixas apresentaram um panorama do teatro de São Paulo quando criaram a Mostra de Dramaturgia Contemporânea, em 2001.
Agora, os artistas planejam realizar a Mostra de Dramaturgia Contemporânea Afroiberoamericana.
Planejada para 2013, a mostra deve fomentar o intercâmbio teatral entre 18 países ao colocar peças brasileiras nas mãos de grupos estrangeiros e vice-versa, além de encenações híbridas.
Para eles, há um abismo entre a produção brasileira, sempre voltada à Europa e aos EUA, e a dos demais países da América Latina.
Em suas andanças, Seixas detectou uma tendência que só evidencia a distância entre a dramaturgia do Brasil e de nossos vizinhos. Se nos anos 1960 e 1970 reinava o didatismo no teatro engajado da América Latina, agora o teatro político ganhou humor e contornos existenciais.
O autor chileno Guilhermo Calderón é o grande expoente deste movimento, que se espalhou pelo continente.
"O teatro folclórico e político que chega até nós é feito para exportação", diz Seixas.
Há muito para ser descoberto sobre o teatro de língua hispânica. Assim como há o tanto quanto ainda há para se conhecer sobre a obra teatral do Brasil lá fora. "Precisamos perder o complexo de vira-lata", diz Borghi. (GM)


Texto Anterior: Obra de Nelson Rodrigues está esgotada na AL
Próximo Texto: Crítica/Drama: Montagem faz de obra esquecida de Plínio Marcos um clássico
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.